ADORAÇÃO E MISSÃO

Apocalipse 15:4

INTRODUÇÃO

Que promessa! Um dia todos celebrarão o cumprimento da missão. Essa é certeza de que a missão da igreja se cumprirá! Um só Deus e um só povo! A adoração é o tema central do grande conflito entre Deus e Satanás. A mensagem do terceiro anjo (Ap. 14:9-11) oferece a mais solene advertência de toda a Bíblia, uma advertência contra a falsa adoração.

Ellen G. White escreveu: “Várias pessoas me escreveram perguntando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e respondi-lhes: ‘É verdadeiramente a mensagem do terceiro anjo’” (Evangelismo, p. 190).

Jesus é o centro dessa mensagem e de toda a Bíblia. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1-2).

O PERDÃO E A PAZ SÃO NOSSOS EM JESUS

“Quando a mensagem do terceiro anjo é pregada como deve ser, há poder que lhe acompanha a proclamação, e ela se torna uma influência permanente. Precisa ela ser acompanhada do poder divino, sem o que nada realizará” (Evangelismo, p. 191).

Segundo o Dr. Daniel Plenc, culto é “recapitulação do plano de salvação”. A grandeza dessa salvação faz possível uma expressão de adoração prazerosa e alegre. Isso é a justificação pela fé mencionada há pouco.
Por essa razão, a adoração é o evento mais importante na vida do cristão. A cada culto, adoramos porque fomos salvos e enchemos nosso coração com a alegria de contar para outros dessa salvação (Sl 105:1-3).

Com base em uma pesquisa de concepções religiosas, Paul Froese e Christopher Bader, professores da Universidade de Baylor, sugerem que os americanos possuem quatro concepções distintas de Deus: (1) o Deus autoritário; (2) o Deus benevolente; (3) o Deus crítico; e (4) o Deus distante.
Nossa compreensão de Deus afetará toda a nossa vida e a dos que estão próximos de nós.
Às vezes, parece que fazemos Deus à nossa própria imagem, em vez de reconhecermos que fomos criados à Sua “imagem” e semelhança (Gn 1:27).

O QUE É ADORAÇÃO?

Reflita um pouco. Qual é sua definição? Adorar para:
• Uma criança (será que é ir à igreja?)
• Um jovem (encontrar com Deus e amigos)
• Um católico (procissão, pagar promessas)
• Pentecostal (gritar e cair)
• Muçulmano (submissão completa)
• E para um adventista? (Ir à igreja, louvar, ofertar, dizimar, ter comunhão, cumprir a missão…) Isso definiria a verdadeira adoração?

S. Joseph Kidder define assim: “Adoração tem tudo a ver com Deus, com o compromisso com Ele e com o dar-Lhe valor, honra, glória e devoção em mais alta conta” (Adoração Autêntica, p. 9).

Ellen White declara: “O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo guiará tua mente… na direção certa. Comunica a inspiração da verdadeira adoração. E a comunhão da alma com Aquele que lhe é vida. Ao vir em contato com Ele, a mente é atraída para o centro de Sua vida, e inspirada com a essência de Sua santidade” (Medicina e Salvação, p. 112).

Podemos dizer que adoração é uma EXPERIÊNCIA DIÁRIA COM JESUS E SUA VERDADE.

“Uma experiência do que Ele faz dentro de nós quando manifesta Sua presença e graça. Trata-se de ser surpreendido pela Majestade, em admiração e temor por Deus” (Adoração Autêntica, p. 10).

“Cristo transmitiu estas lições em Seus ensinos, mostrando que o serviço cerimonial estava passando e não possuía virtude alguma. ‘Vem a hora’, disse Ele, ‘e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade.’ A verdadeira circuncisão é a adoração de Cristo em espírito e em verdade, não em formas e cerimônias, com pretensão hipócrita” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 399).

A essência da adoração é viver em Sua presença a cada dia, ter a noção constante de que Ele está conosco, conforme prometeu, até o fim dos tempos. Então, com a vida cheia de entusiasmo, é viver uma vida pura, de amor e serviço, com alegria e gratidão por tudo o que Deus fez, faz e fará por nós.

ADORAÇÃO VERDADEIRA

Nossa busca diária, por meio da oração e da meditação na Bíblia e no Espírito de Profecia, deve ser por uma vida de adoração autêntica.
• Adoração é a razão de nossa existência.
• Adoração define quem é de Deus.
• Adoramos pelo que Jesus fez na cruz.
• Adoramos pelo que Ele faz no Céu por nós.
• Adoração é buscar (ver Jeremias 29:11-14).
• Adoração é receber perdão (ver 1 João 1:8,9).
• Adoração é disponibilidade (ver Isaías 6:7,8).
• Adoração cristã é glorificar a Deus, louvá-Lo e agradecer-Lhe pelo que Ele é, incondicional ao que Ele me proporciona.

ADORAÇÃO É MISSÃO

Vamos ler a história da mulher samaritana em João 4:5-26. Ela foi transformada pela forma como Jesus lhe fez sentir. É isso que faz toda diferença na vida das pessoas. Elas esquecerão o que você disse e fez, mas nunca como lhes fez sentir. Jesus pediu água à samaritana: As barreiras religiosas e sociais foram um impedimento para a mulher samaritana. Havia três barreiras para ela não se aproximar de Jesus:

a) A barreira racial: Jesus era judeu, e ela, samaritana.

b) A barreira material: Jesus não tinha, para ela, os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço, era necessário corda e balde.

c) A barreira espacial: O poço era fundo, mas, para Jesus, as barreiras foram encurtadas. Jesus derrubou as barreiras e disse para a mulher tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus. Para essa água, não precisamos de balde nem de cordas; precisamos, sim, conhecer o dom de Deus, que é a graça que salva.
Esse relato nos lembra que Jesus conhece nossa história como Ele conhecia a dessa mulher. Mas, muito mais que isso, Ele Se interessa em transformar o coração e a vida de todos.

Por que Jesus mudou a conversa com a mulher samaritana para questões de adoração? Envolvendo os locais de culto dos samaritanos e judeus, Gerizim e Jerusalém?

“Porque para judeus e samaritanos, adoração significa sacrifício. O sacrifício, por sua vez, significa perdão, renovação e até mesmo salvação. A mulher samaritana necessitava de perdão e renovação. Ela realmente precisava de Jesus para renovar sua vida e para poder adorar a Deus ‘em espírito e em verdade’” (v. 23) (Adoração Autêntica, p. 29).

Porque essa história termina no verso 39 com a mulher samaritana compartilhando sua experiência com Jesus. “Seu coração que esteve em contato com o coração de Deus e, por isso, transbordou em amor, adoração, louvor e devoção” (Adoração Autêntica, p. 28)

“E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito” (Jo 4:39). Um pouco antes, no verso 35, Jesus disse: “Erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para colheita”.

Nesta ocasião, Jesus nos chama para erguer os olhos para as oportunidades da colheita espiritual dos que estão perto de nós, pois muito em breve o anjo de Apocalipse 14:15 gritará anunciando a ceifa final.

Um casal dos Missionários para o Mundo trabalha diretamente com uma população muçulmana que tem mais de 90 milhões de pessoas em algum país da Janela 10/40. O desafio parece intransponível, mas Deus os tem chamado para viver o impossível. Muitas vezes, eles andam pela cidade onde estão e contemplam milhares de pessoas. Eles sabem que Jesus morreu por cada uma delas, mas o que fazer? Como fazer? Não existe uma receita para obter sucesso evangelístico no mundo islâmico.

Diante desse desafio, a oração deles tem sido: “Senhor, use-nos e não nos deixe ser apenas funcionários de uma organização religiosa. Queremos ser Sua igreja”. A resposta do Senhor tem vindo de muitas maneiras e por intermédio de muitas pessoas que Ele traz até eles. Eles estão vivendo o “ministério da presença”, e não de métodos e estratégias.

“É Deus quem traz as pessoas. Nós apenas temos que estar disponíveis para recebê-las.” Elas se aproximam devagar, começam a se conhecer e conhecem ao Deus a quem eles servem. Há também aqueles que já começaram a caminhada para além da religião islâmica antes de chegar lá, mas agora procuram os missionários em busca da verdade presente. Essa família de missionários se alegra em ter a casa cheia. Árabe, inglês, espanhol, xona e português são línguas comuns na casa deles. Eles dão estudos bíblicos, visitam os lares onde funcionam igrejas, pregam, atendem pessoas, prepararam casamentos e assim por diante. Eles saíram do Brasil pedindo para ver milagres, e esses milagres têm acontecido todas as semanas, mas aqui, os chamamos de comunhão.”

Há tempos, eles têm sentido a alegria da comunhão com Deus e com as pessoas. O sábado, a cozinha e a sala de estar são o epicentro da comunhão. Por meio de conversas, hinos, orações, risadas, lágrimas e estudo da Bíblia, aos poucos, a casa deles vai se transformando em uma igreja.

Mohkthar veio até eles por intermédio de um tentmaker (fabricante de tendas – missionário de sustento próprio). Ele foi convidado para congregar com os missionários, para ser um missionário e já está fazendo os estudos bíblicos.

Ranya, Noora e Samira também estão sendo atraídos pela simplicidade da comunhão. Eles passam tempo junto com o casal de missionários em sua pequena igreja no lar e, quando eles fazem perguntas, Deus tem dado as respostas. Porém, a resposta que todos querem está na pessoa de Cristo.

APELO

Deus espera disponibilidade de Seus verdadeiros adoradores para testemunhar em qualquer lugar em que estejam. É Ele que abre as portas. Como diz Colossenses 4:2-6: “a Palavra, para falar de Jesus”. Peça para Deus colocar você no caminho de alguém que Ele quer que conheça o “caminho, a verdade e vida em Jesus.” Marque um prazo para isso. E veja o milagre que acontecerá.

Todas as igrejas deveriam ter a seguinte frase estampada:
AQUI ENTRAMOS PARA ADORAR E DAQUI SAÍMOS PARA SERVIR”.

Sua vida de verdadeira adoração seguramente será transbordante para outros!
Você aceita este chamado de Jesus para dar estudos bíblicos a alguém, levando-o à verdadeira adoração?
Ensinando-o também a ser discípulo de Jesus, ensinando Sua mensagem para outros?
ADORAÇÃO É MISSÃO.

Mais Conteúdo

A MAIOR DECISÃO: CONHECER A DEUS

Chamado à Oração – Lucas 11:1

Missão Filantrópica – Lucas 4:16-21

Queda Inevitável – Apocalipse 14:8

Geração Missionária – Mateus 24:14

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?