CHAMADO À ORAÇÃO

 

“Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: — Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele” Lucas 11:1

 

 

INTRODUÇÃO

Lucas 11:1 revela um importante pedido dos discípulos a Cristo. Eles não solicitaram bênçãos materiais, mas suplicaram que Jesus lhes ensinasse. Jesus era um grande mestre e pregador, mas os discípulos não pediram aulas de oratória e didática do ensino. Eles pediram para Cristo ensiná-los a orar!

Que pedido incomum, não é verdade? Em nossa igreja temos treinamentos para pregadores e instrutores bíblicos, mas em algum momento você já ouviu falar de algum treinamento que ensinasse os membros a orar? Bom, de qualquer maneira, esse foi o pedido dos discípulos. Mas o que motivou aqueles homens a se matricularem na escola de oração? Certamente foi o exemplo de Jesus! Cristo era um homem de oração.

I. JESUS, UM HOMEM DE ORAÇÃO

a. O livro de Lucas, descreve que a oração era tão importante para Jesus quanto o ar que respirava:
• Ele orou em Seu batismo, que marcou o início de Seu ministério (Lc 3:21);
• Ele Se retirava para lugares solitários a fim de orar (Lc 5:16);
• Ele realizava vigílias de oração, como quando precisou escolher os 12 apóstolos (Lc 6:12);
• Costumeiramente subia ao monte a fim de orar (Lc 9:28);
• Até mesmo na cruz, Suas primeiras e últimas palavras foram uma oração ao Pai (Lc 23:34 e 46).

b. Em Sua vida terrestre, o Filho de Deus não Se privou do poderoso recurso da oração. Ellen White declara: “Se o Salvador dos homens, o Filho de Deus, sentia a necessidade de orar, quanto mais devemos nós, débeis e pecadores mortais que somos, sentir a necessidade de fervorosa e constante oração!” (Caminho a Cristo, p. 94)

c. Esta comunhão inalterável de Cristo com Deus; Sua contínua dependência do Pai por meio da oração, resultou em uma vida permanentemente guiada pelo Espírito. No evangelho de Lucas, é muito evidente a atuação do Espírito Santo no ministério de Jesus:
• Foi ungido pelo Espírito em Seu batismo (Lc 3:21-22);
• Foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde derrotou as tentações de Satanás (Lc 4:1);
• Foi dirigido pelo Espírito, ao regressar do deserto e iniciar seu ministério na Galiléia (Lc 4:14);
• Declarou que foi ungido pelo Espírito, quando pregou na sinagoga em Nazaré (Lc 4:18);
• Como resultado da atuação do Espírito na vida de Jesus, a Bíblia diz que o “poder do Senhor estava com Ele para curar” (Lc 5:17)

d. Por ser Deus em carne, Cristo poderia ter feito uso de Seus atributos divinos. Mas, Ele escolheu depender do Espírito Santo em tudo. Ele escolheu ser guiado pelo Espírito em todos os momentos. Além de ser o nosso Salvador, Cristo também decidiu ser o nosso Exemplo. Ele veio para nos mostrar como deve ser nossa vida de comunhão com Deus por meio do Espírito Santo.

e. Ellen White escreveu: “Manhã após manhã Ele [Jesus] se comunicava com o Seu Pai do Céu, recebendo diariamente um novo batismo do Espírito Santo” (Sings Of The Times, 21/11/1895). Para Jesus, buscar a Deus em oração era uma questão diária e o mesmo deve acontecer conosco. Diariamente, precisamos orar pelo derramamento do Espírito. Todos os dias, precisamos colocar diante de Deus em oração nossos motivos de gratidão e de preocupação. Rotineiramente, devemos interceder pelas pessoas que amamos e queremos um dia ver no Céu conosco.

f. Ellen White disse: “Devemos seguir a Cristo dia a dia. Deus não provê auxílio para amanhã” (O Desejado de Todas as Nações, p. 215). Na vida espiritual, o que aconteceu no passado tem a sua importância, mas o crucial é como as coisas estão agora/hoje. Estar cheio do Espírito Santo não é uma experiência única e isolada, mas um processo contínuo e progressivo. O cristão não é um vaso a ser suprido uma única vez, mas deve ser preenchido constantemente. Temos sido diariamente renovados pelo Espírito?

II. O PRESENTE MAIS PRECIOSO DE JESUS

a. Após receber o pedido dos discípulos para que os ensinasse a orar, Jesus fez um apelo especial a eles, que está registrado em Lucas 11:9-13: “— Por isso, digo a vocês: peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois, todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo? Ora, se vocês, maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai Celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”

b. Não existe outra passagem na Bíblia onde Jesus, tão ternamente, nos incentive a pedir algo. Jesus chega a mencionar 9 vezes que devemos em nossas orações pedir pelo Espírito Santo. Com isso, Ele queria enfatizar que devemos agir, caso queiramos ser preenchidos pelo Espírito! Isso fica claro no uso que Cristo faz de 3 verbos:
• Pedir (usado 5 vezes)
• Buscar (usado 2 vezes)
• Bater (usado 2 vezes)

c. O último verbo “pedir” (v. 13), no original grego, é conjugado no tempo contínuo. Isso significa que não devemos pedir apenas uma vez, mas pedir continuamente. Entre todos os pedidos que devemos fazer a Deus em oração, o mais urgente é pelo batismo diário do Espírito Santo. Nenhuma outra dádiva que Deus possa nos conceder é mais importante que o dom do Espírito. Este é o presente de coroação que Jesus quer dar para Seus discípulos, uma evidente prova de Seu amor!

d. Ellen White declara: “Esta prometida bênção [Espírito Santo], reclamada pela fé, traz consigo as demais bênçãos” (Obreiros Evangélicos, p. 56). Helmut Haubeil certa vez escreveu que o Espírito Santo não é oferecido em “liquidação”. Ele só é dado para aqueles que entregam a vida a Jesus e vivem em contínua dedicação a Ele (Jo 15:4-5). Mas, como se demonstra essa dedicação? Quais as condições que precisamos preencher para recebermos o Espírito?

III. CONDIÇÕES PARA O RECEBIMENTO DO ESPÍRITO SANTO

a. Sentir a necessidade do Espírito e orar por Ele.
• “Visto que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a Seu respeito?” (Atos dos Apóstolos, p. 50). b. Abandono do pecado e dos maus hábitos.
• “[…] Cada indivíduo deve estar cônscio de sua própria necessidade. Deve o coração ser esvaziado de toda mancha, purificado para habitação do Espírito” (Testemunhos para Ministros, p. 507)
• O pecado oculto é perigoso! O pecado acariciado é o pecado mais fatal! “A pecaminosidade de um homem não começa pelo lado de fora e sim pelo lado de dentro” J. C. Ryle c. Eliminar dissensões e ressentimentos.
• “Tirem os cristãos do meio deles as dissensões, e entreguem-se a si mesmo a Deus para salvação dos perdidos. Peçam a bênção pela fé, e ela há de vir” (O Desejado de Todas as Nações, 827). Deus nos confiou o ministério da reconciliação e não o ministério da divisão (2Co 5:18)! d. Despojar-se do eu.
• “Não temos exteriormente inimigos que precisamos temer. Nosso grande conflito é contra o eu não consagrado. Quando vencemos o eu, somos mais que vencedores por Aquele que nos amou” (Conselho Sobre Mordomia, p. 21-22)
• “As maiores batalhas da vida são travadas diariamente, nos silenciosos compartimentos da alma” David O. Mackay
• Desconfie de você mesmo. Fuja do pecado. Apegue-se a Deus! Você nunca será uma bênção para sua família e para a igreja se você não for uma bênção para você mesmo!

CONCLUSÃO

a. Existem apenas três categorias de pessoas no que diz respeito ao relacionamento com Deus:
• Relacionamento inexistente. Esta é a condição das pessoas que vivem sem Deus.
• Relacionamento fingido ou superficial. Esta é a condição do ser humano que até conhece a Deus, mas seu relacionamento é parcial. A Bíblia chama essas pessoas de “carnais”.
• Relacionamento real e completo. Esta é a condição daqueles que se entregam sem reservas à Deus. São pessoas que buscam diariamente, por meio da oração, o batismo do Espírito Santo. A Bíblia chama essas pessoas de “espirituais”.

b. Neste exato momento, qual a condição de seu relacionamento com Deus? Ele é “inexistente”, “superficial” ou “completo”? Deus deseja que você desfrute de um relacionamento real com Ele. Para isso, será necessário ter comunhão diária com Ele por meio da oração. Dessa maneira, você será preenchido pelo Espírito Santo. Tal experiência trará enormes benefícios para a sua vida. Primeiro, você desfrutará da alegria de ter um relacionamento íntimo com Deus. Segundo, Deus cultivará em sua vida as virtudes do Espírito: amor, bondade, domínio-próprio, paciência, alegria, confiança etc (ver Gl 5:22-23). Terceiro, você receberá poder e ânimo para testemunhar e conduzir pessoas a Cristo (At 1:8).

c. É hora de buscarmos uma experiência mais profunda nas coisas de Deus. É tempo de atendermos o chamado de Deus à oração. A partir do dia 10 de fevereiro iniciaremos um poderoso movimento de oração e busca pelo poder do Espírito Santo em nossa vida pessoal e familiar. Participe dos 10 dias de oração e 10 horas de jejum. Será uma oportunidade singular para buscarmos um relacionamento completo e real com Deus!

___________________

Mais Conteúdo

MISSÃO FILANTRÓPICA – LUCAS 4:16 a 21

 

 

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?