Coragem Inabalável: As Capas de Estevão

CORAGEM INABALÁVEL: AS CAPAS DE ESTEVÃO

Atos 7:58

Por Pr. Márcio Greyck

Texto Bíblico: “E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.” – Atos 7:58
Hino Inicial:___________

Introdução

1. Estevão, destacado no livro de Atos, é reconhecido por seu papel vital na igreja primitiva. Servindo como um dos primeiros diáconos, ele se destacou não apenas por suas responsabilidades administrativas, mas também por sua profunda espiritualidade e habilidade de pregar com convicção.
2. Sua dedicação à causa cristã e sua habilidade em articular a fé atraiu muitos, mas também incitou a ira de alguns líderes religiosos da época. A coragem de Estevão foi posta à prova quando ele foi arrastado perante o Sinédrio, acusado de blasfêmia. Em vez de recuar, ele proferiu um poderoso discurso, recapitulando a história sagrada de Israel e acusando os líderes de traição e assassinato. Esta ousada defesa da fé culminou em sua trágica morte por apedrejamento.
3. Aquele foi um momento muito especial na história do Evangelho. Um testemunho verdadeiro foi dado. A verdade incomodou e incomoda até hoje. Estevão iria morrer por conta do seu testemunho. O que iria sobrar depois da morte de Estevão? Só as capas.
4. Ellen G. White observa: “A mesma energia divina que proclamou a justiça e a condenação aos fariseus declarou a salvação e a vida eterna à alma arrependida.” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 65). Estevão, com sua vida e morte, encapsula a essência desta citação, demonstrando a coragem necessária para se manter firme na verdade, mesmo diante da perseguição. Sua história é registrada em Atos 6-7, servindo como um testemunho eterno de fé inabalável.
5. A crescente tensão entre os seguidores de Cristo e as autoridades judaicas no início do cristianismo foi palpável. À medida que a mensagem do evangelho se espalhava, as autoridades sentiam-se ameaçadas, percebendo no cristianismo uma ruptura potencial da tradição judaica. Esta animosidade culminou em eventos como o apedrejamento de Estevão. Orígenes, um dos primeiros teólogos da igreja, observou: “A verdade muitas vezes encontra adversários.” (Orígenes, Contra Celso, 1ª ed., Alexandria, Publicações Alexandrinas, 248 d.C., p. 112). Essa oposição inicial não só moldou os primeiros dias da igreja, mas também pavimentou o caminho para sua expansão e consolidação.

I – A CORAGEM DE ESTEVÃO

A. Seu discurso diante do Sinédrio e a reação que provocou

Este conteúdo está Bloqueado

Faça login para ver o restante do conteúdo!

OU Cadastre-se neste LINK

 

Ficha de dados:

2.284 Palavras o sermão possui
11.771 Caracteres (sem espaço)
14.012 Caracteres (com espaço)
Tema central: A fé inabalável de Estevão e sua martirizarão.
Objetivo Principal: Refletir sobre a coragem de Estevão em face da perseguição e o que isso significa para os cristãos de hoje.
Contexto histórico e cultural: No primeiro século, os primeiros cristãos enfrentavam intensa perseguição em Jerusalém. Estevão foi acusado de blasfêmia e foi apedrejado até a morte.
Conclusão do sermão: A história de Estevão nos inspira a permanecer firmes em nossa fé, sabendo que nossa recompensa eterna supera qualquer perseguição temporal que possamos enfrentar. Seja encorajado e saiba que Deus está conosco em cada passo.

 

A TODO O VAPOR E EM TODOS OS LUGARES

O MANDAMENTO DO AMOR

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?