O Verdadeiro Evangelho do Reino

Resumo: O verdadeiro Evangelho do reino. O livro do Apocalipse apresenta o último convite de Deus feito para estes dias.

O VERDADEIRO EVANGELHO DO REINO

Apocalipse 14:6-12
INTRODUÇÃO
O verdadeiro Evangelho do reino. Conta-se a história que, em certa ocasião, o grande evangelista Billy Graham estava prestes a entrar em um elevador. Sendo uma figura pública conhecida, era muito comum que as pessoas o identificassem com certa facilidade. Desta vez não foi exceção, e um homem que também esperava o elevador o reconheceu, perguntando-lhe: “Você é Billy Graham, certo?” “Sim”, respondeu Graham. “Bem”, disse o homem, “você é realmente um grande homem. “Não, não sou um grande homem”, respondeu Graham. “Eu só tenho uma grande mensagem”.

Queridos, nós também temos uma grande mensagem. O livro do Apocalipse apresenta o último convite de Deus feito para estes dias. Esta mensagem é conhecida como a tríplice mensagem angélica ou, como é comumente chamado, “às três mensagens angélicas”.

DESENVOLVIMENTO
Convido vocês, nesta ocasião, para lermos juntos Apocalipse, capítulo 14, versículos 6 a 12, e considerarmos a última advertência de Deus à humanidade:

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, dizendo com voz forte: — Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, à terra, o mar e as fontes das águas. Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição.

Seguiu-se a estes outros anjos, o terceiro, dizendo com voz forte: — Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia, nem de noite. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Antes de abordar os elementos que compõem as três mensagens angélicas, é necessário destacar alguns aspectos importantes que devemos conhecer:

Primeiro, vamos notar qual é o conteúdo. Às três mensagens angélicas nada mais são do que o evangelho eterno. Você sabe o que significa o termo evangelho? Significa “boas novas”, usado na Bíblia para designar as boas novas de Deus, que por meio do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus, o ser humano encontra o único meio de salvação.

O evangelho é o que Deus fez, está fazendo e fará através de Cristo para a salvação de todo aquele que crê. Queridos jovens, o evangelho é Jesus! Em sua pessoa todo o evangelho é resumido, pois “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

Segundo, para quem é? Às três mensagens angélicas são mundiais. O evangelho eterno deve chegar “aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo” (Apocalipse 14:6). Todos os seres humanos, independentemente de sua nacionalidade, língua ou posição social, devem ser confrontados com a verdade. Todos devem decidir a favor ou contra o evangelho!

Finalmente, a maneira como ela deve ser pregada. Às três mensagens angélicas devem ser proclamadas em alta voz. Caros jovens, a expressão usada aqui em grego — língua original em que o Apocalipse foi escrito — é megafone. Soa familiar para você?

É daí que vem a palavra “megafone”. Esse é um dispositivo usado para aumentar o volume do som e espalhá-lo. A mensagem deve ser proclamada com poder!
Com esses esclarecimentos em mente, estamos prontos para estudar o significado e a importância de cada uma das três mensagens angélicas.

I. A PRIMEIRA MENSAGEM: UM CHAMADO À ADORAÇÃO
A primeira mensagem diz o seguinte: “Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, à terra, o mar e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7).
A primeira mensagem pode ser resumida por três verbos: “Temam a Deus… deem glória a Ele… e adorem”. Isso resume a resposta que deve ser dada ao evangelho: uma resposta baseada no amor e na gratidão a Deus pelo que Ele fez por nós em Cristo.

Mas o que significa temer a Deus? Você pode pensar ser ter medo de Deus, mas deixe me dizer-lhe que temer a Deus não é ter medo Dele. Então o que é? Conforme a Bíblia, é viver em obediência aos Seus mandamentos. “De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa” (Eclesiastes 12:13).

Da mesma forma, somos ordenados a dar glória. Glorificamos a Deus com nossas vidas e boas obras. “Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão serem meus discípulos” (João 15:8). “Assim brilhe também a vossa luz diante dos outros, para verem as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5:16). É importante que vocês entendam, queridos jovens, que suas boas ações não são para salvá-los, mas para glorificar que Deus os salvou!

Finalmente, somos ordenados a adorar Aquele que fez o céu, à terra, o mar e as fontes das águas (Apocalipse 14:7). Deus é o criador e é o único que merece nossa adoração. A luta final entre o bem e o mal girará em torno da adoração. A quem devemos adorar: Deus ou o dragão? Queridos jovens, devemos ter claro que Deus é o criador e o único que merece nossa adoração.

II. A SEGUNDA MENSAGEM: UM CHAMADO PARA DEFENDER A VERDADE
A segunda mensagem diz: “Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez com que todas as nações bebessem o vinho do furor da sua prostituição” (Apocalipse 14:8).

O segundo anjo nos fala sobre a queda da Babilônia espiritual, mas o que significa a Babilônia? Na Bíblia esse nome significa “confusão”, enquanto no livro do Apocalipse o símbolo da Babilônia (a cidade antiga) é usado para designar o inimigo do povo de Deus nos últimos dias: um poder político religioso que tenta dominar todo o mundo antes da volta do Senhor.

Esse poder destina-se a “enganar” o mundo ensinando falsas doutrinas. Queridos jovens, a mensagem do segundo anjo nos chama a permanecer firmes nas convicções bíblicas e a defendê-las. Agora é importante que você permaneça firme, na verdade, de Deus, o verdadeiro evangelho do reino!

III. A TERCEIRA MENSAGEM: UM CHAMADO À FIDELIDADE
A última mensagem do Evangelho revela:

“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia, nem de noite. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:9-12).

A terceira mensagem é uma advertência de Deus, que especifica as consequências de unir forças com o mal. Especificamente, três atos diferentes são proibidos: adorar a besta, adorar a imagem da besta e receber a marca da besta. Esta é a mensagem mais solene encontrada na Bíblia e a última a ser anunciada antes da vinda de Cristo. Se eu tivesse que resumir a mensagem do terceiro anjo em uma única expressão, seria: permaneça fiel!

Sim, queridos, às três mensagens angélicas são um chamado ao culto, à defesa da verdade e à fidelidade. É o evangelho eterno da graça de Deus manifestado em Jesus Cristo, que deve ser proclamado com poder a todos os habitantes da terra.

CONCLUSÃO
Durante esta semana estivemos estudando a mensagem de Deus como ela é apresentada no livro de Apocalipse, o verdadeiro evangelho do reino. Vivemos em uma época em que o engano está na ordem do dia! No entanto, neste tempo Deus nos tem chamado para proclamar com poder o evangelho eterno.

Vocês podem sentir que não têm a preparação necessária ou que não têm talento suficiente para pregar; no entanto, asseguro-lhes que mais do que sua capacidade, Deus está interessado em sua disponibilidade. Você se lembra de Moisés? Ele não conseguia realizar a obra que Deus lhe havia confiado, chegou a dizer a Deus que não sabia falar! Mas Moisés rendeu sua vontade e Deus o usou com poder!

Você se lembra de Jeremias? Quando Deus o chamou, ele ficou com medo e disse ser apenas uma criança, mas confiou que Deus estaria ao seu lado e cumpriu o mandato que lhe foi confiado!

Você se lembra de Pedro? Ele era um simples pescador que não havia estudado nas grandes universidades de sua época, mas se entregou completamente a Jesus, e o Espírito Santo o usou com poder!

Hoje Deus deseja usá-los como uma ferramenta para proclamar em alta voz o evangelho eterno. Peçam a Deus que os use como Seu instrumento! Peçam a Deus Seu Espírito Santo! Peça a Deus que os use para proclamar poderosamente o verdadeiro evangelho do reino!

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E ESTUDO
1. Qual é o nome dado à última mensagem de Deus para a humanidade?
2. Qual é o conteúdo desta mensagem?
3. Quantas pessoas devem ouvir?
4. Como esta mensagem deve ser pregada?
5. Faça um resumo das três mensagens angélicas e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?