Resumo: A escolha é um dos pontos com o qual nos deparamos a cada instante de nossa vida. A cada minuto estamos diante de uma encruzilhada. E temos que decidir.
Genesis 13:10-13
INTRODUÇÃO
1. A escolha é um dos pontos com o qual nos deparamos a cada instante de nossa vida. A cada minuto estamos diante de uma encruzilhada. E temos que decidir.
2. A escolha é um dos momentos mais importante da vida de uma pessoa. Porque naquele momento ela está determinando seu futuro.
3. O ser humano criado por Deus foi dotado de livre arbítrio, ele é diferente de toda a natureza. Na natureza, há vida, mas no ser humana além da vida, Deus colocou o livre arbítrio.
4. Todas as escolhas que fazemos passam por três etapas:
1. Podem nos levar para vida eterna ou morte eterna;
2. As escolhas sempre têm consequências;
3. Sempre você irá influenciar alguém.
Acontece que diante das escolhas, estão as maiores lutas que possam ser travadas. É a luta entre o bem e o mal. Como o ser humano tem o livre arbítrio nem o bem ou o mal pode forçar a entrada.
Apocalipses 3:20 diz que Deus está a porta e bate, se alguém abrir a porta aí ele entra, se Jesus, para entrar no coração humana precisa bater à porta do Coração, o inimigo tem que vir pelo mesmo caminho. Isto transforma o momento da escolha é um dos mais importante da vida porque neste momento você está escolhendo entre vida eterna ou morte eterna.
Deus quer que acertemos o caminho, e por isto ele usa várias formas de falar com o ser humano. Deus procura se comunicar conosco, quando estudo a bíblia, quando oro, quando estou testemunhando, quando estou na natureza. Estas são uma das formas dele falar conosco.
Mas que bom se fosse só isto, Deus querendo nos ajudar a acertar o caminho, mas não é só isto não, temos um inimigo que quer nos enganar, e ele usa de muita astúcia.
Este inimigo, sabe que o momento da escolha é muito importante, porque ali a pessoa está definindo futuro, consequências e como irá influenciar a vida de outras pessoas. Para você ter uma ideia, satanás não tenta alguém a viver fumando, não. Ele tentou um jovem livre a dar a primeira tragada no cigarro, porque ele sabe que quando a nicotina entra no corpo causa dependência química, e uma vez o vício instalado no corpo daquela pessoa ele não se preocupa mais com ela porque o próprio vício irá se encarregar de prender aquela pessoa e assim o inimigo tem tempo para tentar outras pessoas. Que trágico!
Por isto quando alguém vai decidir, o bem e o mal lutam para alcançar a primazia sobre a pessoa, e você é quem decide. É por isto que a luta espiritual começa logo cedo, nas madrugadas quando você levanta. Você tem que definir quem vai tomar o controle de tua vida naquele dia, se o bem ou o mal.
Deus quer te alcançar com amor, com segurança. Ele quer que você se entregue para que ele possa cumprir o que foi dito pelo Salmista, 37:5 “Entrega o teu caminho ao senhor, confia nele e o mais ele fará”.
Mas se você não se entrega, saiba que o inimigo anda em derredor como um Leão, rugindo pronto para te devorar. Satanás é perigoso. Ele sabe que o momento da escolha ‘; e muito importante, então ele se aproxima, mas não do jeito que ele está, mas sim disfarçado, com uma máscara infernal para esconder as intenções. Ele não poderia vir do jeito que está porque se não assustaria as pessoas hoje, deformado do seu estado original, ele é um ser maligno, com aspecto cruel. Se viesse do jeito que está às pessoas fugiriam dele. Então ele criou mascaras, onde ele pode ocultar suas verdadeiras intenções. A Bíblia diz: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz,” II Co 11:14. Outro exemplo: ele pegou a bíblia, no Salmo 91: 11 e 12 mudou o contexto dos versos, entrou no templo e tentou Jesus. Está tem sido uma das maiores mascaras nos dias atuais, e milhares de pessoas tem sido enganada por ele.
Por isto é muito importante usar a escolha para se entregar a Jesus. Por isto que a palavra diz em Eclesiastes 12:1, “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade”. É importante colocar a vida nas mãos de Deus logo cedo. Porque se você não se entrega a Jesus, Satanás vem de forma mascarada para te enganar.
Qual a máscara, ele poderia usar para destruir uma moça que sonha em ser feliz no casamento. O Inimigo pode se esconder por trás do lindo rosto de um rapaz que será um mau marido. Recordo-me de uma moça que quando estava namorando o seu futuro marido me dizer que ele era lindo, maravilhoso e parecia um cordeirinho. Três anos depois do casamento, ela já estava separada porque ele era violento e a espancava, foi então que ele me disse: “como pode um cordeirinho se transformar um dragão violento”. O casamento desta moça não foi baseado na entrega da vida a Jesus, só depois desta dor é que ela finalmente se entregou a Jesus, mas agora já tinham as consequências de um lar separado e ter que criar seu filho sozinha.
As escolhas têm um grande poder sobra à vida e futuro das pessoas, veja o que aconteceu com Ló quando ele escolheu. Quando estudamos Gênesis 13:10 a 13 vemos que houve uma batalha lá em cima da montanha, e infelizmente, Satanás se saiu vitorioso, veja que resultados Ló colheu para sua família.
A Bíblia diz que Ló levantou os olhos e viu toda a campina do Jordão. Satanás usou a campina do Jordão para tentá-lo. Era um lindo lugar, como diz o escritor bíblico, “era como o jardim do Senhor como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.” Estava vendo um lindo lugar que podia ser comparado ao Éden perdido. Então Satanás o tentou. “Porque não vem morar no Éden perdido?” Neste mundo não existe nenhum lugar para ser nossa morada permanente, só no céu.
Ló pensou: “Eu estou cansado de viver em Canaã, porque aqui preciso ter fé. Tenho que confiar e aqui é terra de gente desequilibrada que vem, toma o que é teu e te mata. Eu quero ir, porque lá tem garantias, e eu já estou cansado de não ver garantias. É claro que lá tem homens maus, mas aqui também.” Qual a diferença?
Viver onde Deus diz, não! É estar desprotegido e sem garantia. Apesar de Canaã ter perigos, era o local da promessa. Ali Ló estaria protegido. Então Ló decidiu descer. E quando você vai descendo a montanha, vai perdendo a visão. Naquele dia ele desceu com rebanhos, servos, tendas, ouro, prata, esposa e filhos.
Tempos depois voltaria sem nada. Mas naquele dia ele não via isto. Quando não deixamos Jesus guiar nossa vida, ela se torna uma decadente desgraça. Vinte anos se passaram; e no capítulo 18 e 19 encontramos o restante desta história.
Jesus e dois anjos desceram do céu, e passaram nas tendas de Abraão. Enquanto Jesus e Abraão conversavam, os anjos se dirigiram a Sodoma. Dentro da casa de Ló, deram a notícia da destruição de Sodoma. Ló teria somente aquela noite para anunciar aos seus parentes que a cidade estava condenada.
De agora em diante você verá as consequências de uma decisão errada.
Ló tentou tirar sua família de Sodoma, mas só conseguiu a esposa e duas filhas. Aliás, toda vez que Deus destruiu, sempre deu uma oportunidade para salvação. No dilúvio, a porta da arca; em Jerico, a casa de Raabe; e em Sodoma, quem quisesse se salvar, teria que sair da cidade.
Vinte anos sem culto familiar, sem dar prioridade para as cousas de Deus, se aplicar os recursos na obra de Deus, sem se entregar a Deus. Vinte anos sem falar das histórias de salvação. Vinte anos sem ir à igreja. São anos suficientes para limpar qualquer vestígio da presença de Deus no ser humano.
A misericórdia de Deus é que nos salva. Gên. 19:16 “… como, porém, se demorasse … sendo-lhe o Senhor misericordioso, o tirou e o pôs fora da cidade. Havendo-os levado fora, disse um deles: livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pare em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças”
Três desceram do céu naquele dia, dois entraram em Sodoma, e o terceiro? O terceiro era Jesus. Ellen G. White diz: “Ali os anjos os deixaram, e voltaram a Sodoma para cumprirem sua obra de destruição. “Um outro – Aquele com quem Abraão estivera a pleitear – aproximou-Se de Ló”. Em todas as cidades da planície, não se puderam achar nem mesmo dez pessoas justas; mas, em resposta à oração do patriarca, o único homem que temia a Deus foi arrancado à destruição. Foi dada esta ordem com surpreendente veemência: “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.” Gên. 19:17. PP, 160. A inspiração diz que Jesus, depois do diálogo com Abraão, foi e se aproximou de Ló. E esta expressão: “… Um deles disse…” são palavras ditas por Jesus a Ló.
Foi numa madrugada que Ló ouviu a voz de Jesus que lhe dava uma nova direção, apesar das consequências que ele iria colher.
É madrugada, Ló está saindo de Sodoma com sua Esposa e suas filhas. Ele está triste, por saber que uma parte da família ficou como consequência de sua decisão errada naquele dia, lá na montanha.
Deus sempre quer um novo começo, um retorno, uma entrega. Então Jesus Diz: “Eu quero te salvar. Eu estava na montanha ao teu lado, mas você não me ouviu. Agora estou aqui para reverter as coisas. Por isso Ló, não esqueça: se quer se salvar não olhe para trás. Olhar para trás é lembrar teu passado, teus erros, é lembrar que vinte anos atrás você errou e hoje parte de sua família está ficando; por isso não olhe para trás”.
Paulo disse certa vez em Filipenses 3:13 “Esquecendo das coisas que para trás ficam… prossigo…”
Que luta foi travada lá no vale. O bem e o mal disputando almas preciosas. Então quatro saíram em direção à montanha, mas só três chegaram. A mulher de Ló olhou para trás e ficou.
Jesus disse certa vez: “Aonde está o Seu tesouro ali está o Seu coração” Mt 6:21. O coração dela estava nas coisas de Sodoma e não nos filhos. Quando quis se separar, foi uma atração fatal, e então ela ficou e para sempre.
Vinte anos antes Ló não podia prever isto, ficar sem sua esposa por causa de uma decisão errada. A mulher de Ló tem culpa por decidir olhar para trás, mas veja o que Ellen White diz sobre a escolha de Ló. “Se o próprio Ló não houvesse manifestado hesitação em obedecer à advertência do anjo, antes tivesse ansiosamente fugido para as montanhas, sem uma palavra de insistência ou súplica, sua esposa teria também podido escapar. A influência de seu exemplo tê-la-ia salvo do pecado que selou a sua sorte. Mas a hesitação e demora dele fizeram com que ela considerasse levianamente a advertência divina. Ao mesmo tempo em que seu corpo estava sobre a planície, o coração apegava-se a Sodoma, e ela pereceu com a mesma.” Patriarcas e Profetas, 161.
E então Ló chegou na montanha com suas duas filhas; melhor seria se tivesse chegado sozinho. Lá na montanha, as filhas de Ló tiveram um plano. Elas saíram de Sodoma, mas Sodoma não saíra delas. Então embebedaram o pai e mantiveram relações sexuais com ele. Que tragédia!!! Como diz a Bíblia em Gênesis 19:36 “E as duas Filhas de Ló conceberam do próprio pai”. Como consequência tiveram dois filhos Moabe e Amom, que consequentemente se tornaram duas nações ímpias e perversas. Que com raras exceções de Rute, “a moabita” praticamente se perderam.
Porém, naquele dia lá em cima da montanha, Ló não podia ver tudo isto. Satanás o cegou. O que se transformou o lindo vale encantado que ló escolheu para sua família? Estudioso e comentaristas da Bíblia, dizem que o Mar Morto pode ser o provável lugar das cidades de Sodoma e Gomorra. Em arábico o Mar Morto é chamado de “Lago de Ló” e algumas das montanhas são chamadas de “monte de Sodoma”. Comentário Bíblico Adventista, volume 1, 348.
Como pode um lindo lugar que parecia com o jardim do Eden se transformar numa terra árida e sem vida. O Mar Morto é um dos locais mais salinos da terra, neste lago não tem peixes. Recordo-me daquela moça que disse: Como pode um homem belo e charmoso ter se transformado em um marido violento e cruel. Quando uso o poder de decidir sem Jesus ao meu lado minha vida está fadada a terríveis surpresas.
CONCLUSÃO
Por isto uma boa perguntar a fazer é: Quem você está escolhendo para guiar sua vida? O que você está fazendo com seu poder de escolha?
Lembre-se, toda vez que você vai escolher, Satanás se aproxima, pois quer que você erre o caminho.
Mas Jesus está diante de você dizendo: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”. Isaias 30:21.
Escolha Jesus novamente e agora é o melhor momento.
APELO
1. Podemos ver que Ló cometeu um erro ao estabelecer o seu lar em Sodoma. Ali perdeu ele não só as suas posses; perdeu tudo, exceto duas de suas filhas. Esta é uma lição que deveríamos levar a sério. Pode haver lisonjeiras oportunidades para os filhos de Deus, mas devem eles considerar todos os lados da questão antes de decidir-se. A primeira pergunta de todos nós deve ser: “Como ficará minha alma?” Manuscrito 19a, 1886. Cristo Triunfante, MM 2002, 75.
2. Ló escolheu Sodoma como residência, porque olhou mais às vantagens temporais que havia de obter, que às influências morais que o cercariam, a ele e à família. Que lucrou ele quanto aos bens deste mundo? Seus bens foram destruídos, morreu parte de seus filhos na destruição da ímpia cidade, a esposa transformou-se em estátua de sal à beira do caminho, e ele próprio salvou-se “como pelo fogo”. I Cor. 3:15. E não findaram aí os maus resultados de sua escolha egoísta; a corrupção moral daquele lugar tanto se havia entretecido no caráter de seus filhos, que não podiam discernir entre o bem e o mal, entre o pecado e a justiça. The Signs of the Times, 29 de maio de 1884. Mensagem aos Jovens, 19