LIÇÕES DA VIDA DE NOEMI

Resumo: Das muitas histórias da Bíblia, uma das mais impressionantes é a de Rute. Não apenas por ser uma história completa com drama, suspense, romance e final feliz, mas principalmente, por ser uma história de amor verdadeiro entre sogra e nora.

Rute 1:1 a 5

INTRODUÇÃO
1. Das muitas histórias da Bíblia, uma das mais impressionantes é a de Rute. Não apenas por ser uma história completa com drama, suspense, romance e final feliz, mas principalmente, por ser uma história de amor verdadeiro entre sogra e nora.

2. Rute foi uma inspiração para que toda jovem se torne uma verdadeira filha para sua sogra, e para que toda sogra se torne uma mãe para sua nora.

3. No livro de Rute são descritas algumas características dessa sogra memorável.

I. QUALIDADES DE NOEMI
1. Ler Rute 1:1 a 5

2. Embora a Bíblia mencione as fraquezas de seus personagens, como o caso de Abraão, Davi e tantos outros (Gn 16:1-4; 2Sm 11:1-5), ela também faz menção de suas qualidades.

3. Noemi teve muitas qualidades. Elas estão contidas nas narrativas do livro de Rute.

a) Coragem

● Devido à fome em sua terra, Noemi, com seu esposo e os dois filhos, tiveram a coragem de sair de seu país e ir para à terra de Moabe. É provável que seus filhos já fossem moços, pois no intervalo de tempo em que habitaram na terra de Moabe, eles se casaram.

● Coragem implica firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses e os sofrimentos.

● No período de quase dez anos, conforme a Bíblia (Rt 1:4), Noemi perdeu o esposo e os dois filhos. E é exatamente nesse ponto que aparece a coragem dessa mulher. Ela ficou completamente desamparada e ferida na alma pela perda de três pessoas que morreram num período muito curto.

● Ao ficar desamparada, “Noemi ficou em estado de completa privação, sem provedores que lhe pudessem dar sustento, o que evidentemente lhe causou grande sofrimento. Vale ressaltar que não há nenhuma indicação no livro que possa levar o leitor a concluir que o sofrimento de Noemi tenha sido castigo de Deus devido a algum pecado. A ideia do sofrimento como punição era popular entre os judeus” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 2, p. 452).

● Será que Noemi sentou-se e ficou lamentando? Não! Apesar de toda a dor e tristeza, ela decidiu viajar, voltar para a sua terra com suas duas noras, porque ouviu que Deus Se lembrara de seu povo, dando-lhe pão (Rt 1:6).

● Mesmo sozinha, com outras duas mulheres (suas noras), Noemi decidiu seguir.

b) Fé
● Ler Hebreus 11:1

● Noemi se dispôs a retornar para à terra de Israel (Rt 1:6). Ela agarrou-se à sua fé para continuar em frente. Sabia que, se houvesse alguma esperança para ela, seria em sua terra, onde Deus, em Sua providência, estava chamando-a de volta ao lar para cuidar dela e preencher o vazio de sua vida.

● O tipo de fé que Noemi teve não era uma fé que se manifestava somente em tempos de crise, mas uma fé constante que buscava o auxílio de Deus em todas as coisas.

● Essa fé levou Noemi a conquistar suas noras de tal maneira que elas decidiram acompanhá-la para a terra de Israel.

● O costume oriental era que as noras cuidassem da sogra. Entretanto, Noemi pensou mais nas noras do que em si mesma. Ela se esforçou para que suas noras permanecessem em sua terra e encontrassem novos maridos, pois eram ainda muito jovens.

● Sabemos que Órfã, depois de muita insistência da sogra, permaneceu em sua terra, mas a resposta de Rute é um marco nesse livro, pois retrata a conversão dela (Rt 1:15, 16).

c) Amor
● Embora seus filhos tivessem casado com mulheres moabitas (povo que surgiu como fruto do incesto entre Ló e suas filhas e havia sido amaldiçoado por dez gerações pelo próprio Deus (Gn 19:30-37; Dt 23:3), Noemi não rejeitou as noras. Ela as amou. Seu amor foi além da nacionalidade de Orfa e Rute.

● Como resultado dessa demonstração de amor e acolhimento, Noemi ganhou não apenas duas noras, mas duas filhas bondosas. Uma se converteu totalmente ao Senhor, aceitando-O como seu Deus.

● De fato, só o amor gera amor. Rute, no que lhe concerne, amou a sogra porque ela a havia amado primeiro.

II. LIÇÕES PRÁTICAS
1. Ler Romanos 15:4

2. As narrativas da Bíblia descrevem a vida de pessoas que viveram num tempo remoto e bem distante de nós, mas nos legaram lições de fé e confiança no poder e providência de Deus.

3. Se você está passando por momentos de angústia e aflição, lembre-se de Noemi.

4. Em tempos de escassez, dor emocional, futuro incerto, ela buscou refúgio em Deus.

5. Nos dias de Noemi, o Salmo 46 ainda não havia sido escrito, mas sua confiança em Deus parece ter expressado o conteúdo desse salmo.

6. Como foi no passado, Deus está pronto a nos socorrer em tempos e circunstâncias difíceis.

a) Ellen White escreveu: “Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 443).

7. Devemos expressar amor e acolhimento às pessoas. Isto é fator importante na vida cristão (Lc 10:25-37; At 10:28, 34-36).

CONCLUSÃO
1. Devemos seguir o exemplo de Noemi.

2. Aos nossos visitantes, quero dizer: A exemplo de Rute, nora de Noemi, entregue o coração a Jesus, e Ele aliviará o sofrimento e a dor; fortalecerá a fé e encherá de amor a vida.

3. Que Deus nos faça como a Noemi, na fé, na coragem e no amor.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?