O Discipulado Cristão

Resumo: O discipulado Cristão. Neste sermão, vamos falar sobre as fases do discipulado cristão: o chamado; o aprendizado; a importância da renúncia; o conteúdo da mensagem que Jesus passa aos discípulos; como um discípulo de Jesus é identificado; e a missão.

O Discipulado Cristão

Mateus 4:18-20; 28:19, 20

INTRODUÇÃO

1. “Discípulo” vem da palavra grega mathetes. Significa “o que recebe disciplina ou instruções; o que segue os conselhos ou imita o exemplo de outra pessoa”.
a) Conforme o dicionário Aurélio, é “aquele que segue as ideias ou doutrinas de outrem”.
b) De acordo com entendimento evangélico, é aquele que segue a Jesus. Portanto, ser discípulo de Cristo é aceitá-Lo como Senhor. É servi-Lo. É amá-Lo incondicionalmente.

2. Discípulo é cumprimento do dever de ser testemunha de Jesus por toda a vida. Todo discípulo tem seu discipulado.

3. Neste sermão, vamos falar sobre as fases do discipulado cristão: o chamado; o aprendizado; a importância da renúncia; o conteúdo da mensagem que Jesus passa aos discípulos; como um discípulo de Jesus é identificado; e a missão.

I — AS FASES DO DISCIPULADO

1. O chamado — É Jesus quem chama Seus discípulos (Mt 9:9; Mt 4:18-22).
a) Um discípulo não se oferece. Não chama a si mesmo para a obra. É Deus quem o chama. O chamado tem que ser de Deus, pois na hora da dificuldade é Ele quem supre a carência e dá recursos e meios para a vitória. Um discípulo auto-chamado pode ter que resolver tudo sozinho e então se frustrar.

2. O aprendizado — Jesus ensina os discípulos (Mt 5:1 e 2; Mc 4:34)
a) Aprender requer obediência, paciência, humildade e entrega. Alguém que não tenha capacidade para reconhecer a própria carência não pode ser discípulo de Jesus, Cristo chama homens e mulheres capazes de se sentarem aos Seus pés e aprender dEle, humilde e manso de coração.

3. A renúncia e o sacrifício (Lc 14:26, 27)
a) Não é que a vida cristã só tenha sentido em meio ao sofrimento, porém somente um seguidor leal a Cristo é capaz de passar pelo vale da dor sem perder a fé. Renunciar ao mundo e seus prazeres faz parte do discipulado, pois não é possível abraçar os dois em simultâneo, e ainda assim ser bem-sucedido.

Por esse motivo, Jesus advertiu aos discípulos quanto as perseguições que o mundo poderia promover contra eles.

b) Ilustração — O fim de alguns discípulos: estevão foi apedrejado até a morte; João exilado numa ilha até a morte; Pedro, crucificado de cabeça para baixo; João Batista, decapitado até a morte, e o Alfeu, foi apedrejado até a morte; e o outro Tiago, filho de Zebedeu, foi decapitado. Acredita-se ainda que André e Filipe tenham sido crucificados (ver Hb 11:35-38)

4. O conteúdo da mensagem (Mc 1:21-28)
a) A mensagem de Jesus era apresentada com autoridade e poder, e acompanhada de sinais. Ela tem sentido para a vida e é coerente. Jesus não fala daquilo que não sabe, nem ensina aquilo que não faz.

b) O conteúdo da mensagem apresentada pelo discípulo de Cristo deve ser construído na Palavra, na experiência e na prática assumida com a mensagem que se prega.

5. A identificação do discípulo (At 18:17)
a) No dia do julgamento de Jesus, uma criada disse a Pedro: “Não é você um dos discípulos deste homem?”

b) É verdade que Pedro negou Jesus naquela ocasião. Fez isso com a boca, mas tudo o mais nele o identificava como discípulo. Pedro precisou falar palavrões para se camuflar.

c) Ser discípulo de Jesus significa refletir Jesus em tudo o que fazemos. O apóstolo Paulo disse: “Temos a mente de Cristo”; e ainda: “Somos o bom perfume de Cristo.” A mensagem da vida de Jesus – Sua ética. Sua conduta, Sua esperança — deve nortear a vida do verdadeiro discípulo.

6. A missão do discípulo (Mt 28:18-20)
a) Na história do discipulado, cada pessoa pode responder ao chamado de Cristo para anunciar o evangelho de modo diferente. Assim alguns vão produzir mais que outros. O que não pode existir é a manutenção de um discipulado inativo?

b) Para um discípulo, esconder sua identidade é morte espiritual na certa. Não se consegue manter um discipulado em segredo porque, ou o segredo destrói o discipulado, ou o discipulado destrói o segredo.

CONCLUSÃO

1. Como igreja, qual é a nossa vocação?
a) A resposta a essa pergunta exige outra pergunta: O que é um discípulo de Jesus? Um discípulo de Jesus é alguém que crê em tudo que Cristo disse, e faz tudo o que Ele pede.

2. Há diferença entre o seguidor e o discipulado: O seguidor espera pão e peixe. O discipulado é um pescador.
O seguidor entrega parte de sua vontade.
O discípulo entrega a vida.
O seguidor ouve a Palavra e a guarda para si. Discípulo leva-a aos aflitos.
O seguidor espera que lhe apontem o trabalho.
O discípulo se antecipa e cumpre a responsabilidade.
O seguidor quase sempre murmura e reclama.
O discípulo nega a si mesmo para atender ao Mestre.
O seguidor espera ser visitado.
O discípulo visita.
O seguidor sonha com a igreja ideal.
O discípulo se entrega para fazer a igreja real.
O seguidor espera pelo reavivamento da igreja.
O discipulado é parte do avivamento.
O seguidor vale porque soma.
O discípulo vale porque multiplica.
O seguidor é importante.
O discípulo é indispensável.

3. Que o Senhor Deus nos ajude a ser verdadeiros discípulos, não só na igreja, mas também em nosso lar e na comunidade em que vivemos.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?