AMIGOS OU APENAS MEMBROS?

Lucas 26:50 e João 11:5, 11.

  Do ponto de vista do mundo, Jesus não parecia muito exigente a respeito de suas amizades. Ele passava tempo com os mais humildes dos humildes. Os desprezados, os esquecidos, e os despercebidos. Uma das acusações feitas contra o nosso Salvador foi a de que Ele era “amigo dos publicanos e dos pecadores” (Lucas 7:34).

INTRODUÇÃO

Em grande parte, essa acusação era verdadeira. Jesus parecia muito mais interessado na sinceridade de um coração do que na perfeição de uma vida, e encontrou muitas pessoas que o buscavam sinceramente entre aquele a quem a elite religiosa rotulou como “pecadores”. Rodeado por pessoas que clamam o seu nome, Cristo ainda anseia por um genuíno amigo. Um amigo verdadeiro, honesto, leal, aconteça o que acontecer. Um amigo que se importa a respeito daquilo com que Ele se importa. Um amigo que procure trazer alegria e consolação ao seu coração, sem segunda intenções. De maneira incondicional.
Para o dicionário Houaiss amigo significa “que ama, que demonstra afeto, amizade”.

Curiosamente, no idioma grego há duas palavras diferentes para “amigo” — Philos (5384) e Hetaíros (2083). É uma infelicidade que a tradução das duas palavras ao idioma português seja a mesma, visto que as palavras gregas não poderiam ser mais diferentes.

I — AMIGO HETAÍROS

Palavra usada no texto grego, hetaíros, pode ser traduzida como “camarada ou companheiro”, Mt 11:16; 20:13; 22; 12; 26:50, mas se refere a um tipo mais sombrio de relacionamento.

Hetaíros
se refere a camarada ou companheiro que eram, principalmente, seguidores de um chefe. Não eram, necessariamente, companheiros com a finalidade de ajudar o chefe, mas de obter qualquer benefício que pudessem.

O verbo Hetaíré significa, basicamente, fazer companhia ou estabelecer e manter uma amizade libertina, pretensiosa, pomposa, enganosa e ilusória.
Parece a nossa sociedade de hoje, não é? Somos encorajados a suavizar as diferenças. Faça o que for preciso para alcançar o sucesso, é o que ouvimos. Seja superficialmente amistoso ou diplomata. Apenas se certifique de que essa amizade promove os seus interesses.

Na forma benigna, hetaíros era usada para descrever os discípulos de professores ou rabinos.
Mas esta não foi a palavra que Jesus usou para falar dos seus próprios discípulos, em João 11:3, 5, 11; ou mesmo em João 15:15.
“A verdadeira amizade”, por outro lado, é expressada pelo verbo pheleo… que significa buscar os interesses de outra pessoa de maneira altruísta.

II — AMIGO PHILOS (João 11:11)

A primeira palavra, philos, é a que Jesus empregou quando chamou Lázaro “nosso amigo”, observe as passagens João 11:3, 5 e 11. O significado é alguém “amado”, querido, protegido. É uma classificação intima, reservada para as pessoas íntimas ao coração.

O que significa ser um amigo(a) de Deus? Estou falando sobre um amigo de Deus completamente honesto, leal, aconteça o que acontecer. Será que sou alguém com quem Ele pode se sentir seguro?

Não é fácil encontrar um amigo. Pergunte a qualquer celebridade de televisão e cinema perseguidos por amigos que parecem sinceros, mas que buscam o que puderem lucrar com essa amizade. Assim foi com Cristo também as pessoas muitas vezes o buscaram por apenas interesse isso foi no passado (João 6:64-68) e no presente também.

Jesus não estava incentivando um relacionamento distante com aqueles que o seguiam. Ele buscava uma doce comunhão que tornasse os discípulos participantes da natureza divina (2 Pe 1:4). Jesus prometeu tomar tudo o que Deus lhe dera — a sabedoria, a autoridade, o próprio caráter de Deus — e partilhar gratuita e livremente com eles. Que presente incrível!

Mas nem todos apreciaram a generosidade do Senhor. Pelo menos um dos discípulos quis o que Ele não queria — reconhecimento humano, poder, posição.

Quando Judas traiu Jesus, no Getsêmani, esperando forçar o filho de Deus fazer a sua vontade e se declarar Rei, Jesus respondeu estas espantosas palavras: “Amigo [hetaíros], a que vieste?” (Mt 26:50).
Amigo? Esta palavra parece estranha para um traidor. A menos que você a lesse no idioma grego. Então você perceberia que Jesus estava chamando Judas exatamente do que ele havia provado ser.

O evangelho de Marcos 14:20 Jesus mais uma vez mostra que Judas está tão próximo a ponto de comer juntos no mesmo prato.
Então olhemos para o texto na sua forma original Mt 26:50, Jesus aqui fala de um… Hetaíros. Companheiro egoísta. Oportunista. Amigo infiel e enganador.

CONCLUSÃO

Nós fomos criados para ter um relacionamento íntimo com o Rei do Universo. Em João 15:15 “Já vos não chamarei servos”, disse-lhes Jesus, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos [philous] porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

Porque Jesus não está procurando servos. Ele não está procurando admiradores que o adorem. Ele está procurando amigos.
João pretende que seus leitores associem o versículo 11 aos versículos 25, 26: aqueles sendo amigos [philos] de Jesus e que ‘descansam’ um dia serão despertados por Ele, sendo a ressurreição e a vida.

APELO

Lázaro ou Judas? Philos ou Hetaíros? Qual dessas palavras usaremos a nosso respeito?
João 15:15 “Já não vos chamo servos, … Mas Eu vos tenho chamado amigos, …”.
_____________________

Mais Sermões

MISSÃO FILANTRÓPICA – LUCAS 4:16 a 21

 

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?