Sete Igrejas do Apocalipse – Pérgamo

Resumo: Sete igrejas do Apocalipse – Pérgamo. A cidade de Pérgamo tornou-se a sede dos 4 maiores cultos pagãos: Zeus, Atena, Dionízio e Esculápio. 

SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

Apocalipse 2.12-17
By Pr. Márcio Greyck

O QUE JESUS DIRIA DA SUA IGREJA?
Igreja de Pérgamo

Sete igrejas do Apocalipse – Pérgamo. Os convertidos a Jesus Cristo compõem a Igreja, a Noiva de Cristo. Precisam viver de tal maneira que não tolerem o pecado, mas amem os pecadores. Esse é o amor que Deus pede que cultivemos. Esse é parte do amor que Jesus cobrou da Igreja em Éfeso. Pérgamo é o retrato da igreja que vive para Deus e para o Mundo.

Pérgamo (“cidadela”, “torre” ou “Castelo”). Dela vem a palavra “pergaminho” – A expressão “Pergaminho” nos remete à cidade de Pérgamo. Devido a um embargo comercial do Egito (que comercializava papiro para o mundo), seu povo, impedido de comprar produtos de papel do Egito passou a preparar peles de animais como material para escrever. A cidade não só vendia essas peles, mas também fundou uma biblioteca que, ao longo do tempo, veio a possuir 200 mil rolos. (Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 172–173). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã). Sete igrejas do Apocalipse – Pérgamo

A cidade de Pérgamo tornou-se a sede dos 4 maiores cultos pagãos: Zeus, Atena, Dionízio e Esculápio. Era sede de culto aos deuses pagãos e sede de culto ao imperador romano. Chamada de “Trono de Satanás” – porque levava toda a Ásia a adorar o imperador e a Zeus.

Entendendo as igrejas do Apocalipse como metáforas para a História da Igreja, Pérgamo representa “a união de igreja e estado sob o império de Constantino” (4o. século) com sua corrupção eclesiástica e moral. Sete igrejas do Apocalipse – Pérgamo

Desenvolvimento

1. Quem envia a carta?
a) Aquele que tem “a espada de dois gumes”. Jesus assim se identifica, talvez pelo fato de o procônsul romano governar pelo poder da espada.
b) A Espada de dois gumes de Hb.4.12 – a Palavra. Jesus era a palavra.
c) De acordo com Hebreus, a espada “separa”. Pérgamo precisava separar-se das obras más que praticava para continuar sendo fiel a Jesus Cristo.

Pontos Positivos – Sete igrejas do Apocalipse – Pérgamo

a) Apesar de estar num lugar podre espiritual e moralmente – conservava o nome de Jesus. Conservar (gr.) segurar, agarrar-se com toda a força.
b) Não negação a fé de Jesus, como Ele ensinou: isenção de tudo o que se constitui pecado: carne, teimosia, impureza…. Seguia exatamente o que Jesus ensinou, viveu e deixou em sua Palavra (a espada afiada)
c) Imitavam a fé da fiel testemunha Antipas (que foi martirizado pela fé de / em Jesus). Colocado vivo dentro de um touro de bronze inserido na fornalha até ficar vermelho de fogo.
O martírio de muitos hoje em dia talvez consista em que sejam fieis e não neguem a sua fé em Jesus, mesmo que o trono de Satanás esteja instalado no seu casamento, na sua família ou no seu local de trabalho.

Quais eram os Pontos Negativos de Pérgamo?

a) Alguns sustentavam a doutrina de Balaão – Balaão não derrubou Israel como nação, mas levou as mulheres a se misturarem com povos estranhos e com costumes estranhos. (Nm.31:16; 25:2)
Se Pérgamo resistia ao inimigo exterior, cedeu ao inimigo interior (a carne)
b) Alguns sustentavam a doutrina dos nicolaítas – Um misto de heresias e sensualidades e a participação em coisas oferecidas a ídolos. Como os de Tiatira, estavam comendo das coisas sacrificadas aos ídolos e se prostituindo. Veja At.15 e 1Co.8.1.

O Mal de Pérgamo era: não negar o nome de Jesus, mas permitir imoralidades físicas e espirituais.
Era uma igreja com misturas, onde a espada de 2 gumes poderia cortar as pessoas de receberem uma nova e segura identificação (pedrinha branca com um novo nome) e ser alimentado com o maná escondido (Jesus, o pão da vida para sempre). – FALTA DE SANTIFICAÇÃO

Não é esta a situação de muitas igrejas? Dentro, Bíblia / fora, mundanismo; Dentro, oração / fora, mau testemunho; Dentro, cânticos sagrados / fora, músicas profanas; Dentro, moralidade / fora, pessoas devassas ou imorais; Dentro, verdadeiro / fora, mentiroso, mau pagador… (…)

Quais as recomendações que Jesus deu para Pérgamo?

a) Arrepende-te (V.16) – Logo, sem demora, Cristo batalhará contra “eles”, derrotando-os com a espada de sua boca.

Os cristãos de Pérgamo precisavam se arrepender por não terem expulsado os nicolaítas e seus seguidores do seu meio. Precisavam reconhecer seu erro, pois se Jesus odiava as obras dos nicolaítas (heresias e sensualidade), seu povo devia fazer o mesmo. Assim, ele instruiu os cristãos a transformarem sua negligência em vigilância, a fortalecerem a disciplina espiritual. Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 181). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)

Se a pessoa advertida se recusasse a obedecer, Jesus viria rapidamente com seu julgamento em grego, o verbo vir está no presente; veja v. 5). A vinda de Cristo referida aqui não é a segunda vinda, mas seu julgamento iminente, que é rápido e certo. (Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 181). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã).

b) Segunda recomendação: ao que vencer…
* Comerá do maná escondido. Jesus é o alimento para os espirituais. Escondido porque só os Espirituais o alcançam.

* Receberá uma pedrinha branca. Pedra preta era recebida pelos condenados, em sinal de sentença condenatória; pedra branca era concedida aos réus inocentados, indicava liberdade.

* Uma pedrinha branca “Com um novo nome” – de nova criatura! “As coisas velhas já se passaram. Eis que tudo se fez novo”-1Co.5.17.

O que isso tem a ver conosco?

a) Nossa fé (princípios de fé) tem que ser a mesma de Jesus. SIM para as coisas de Deus e NÃO para as obras e pensamentos da carne.
b) Não devemos permitir que, mesmo vivendo num ambiente onde Satanás dê as ordens – ele exerça domínio sobre nós. Temos de ser diferentes.
c) Se assim agirmos, a Palavra de Deus nos sustentará com vitórias, seremos sempre alimentados com o Pão do Céu (Jesus) e teremos um novo nome escrito no ingresso que nos permite entrar para a eternidade.

Conclusão

1. Segundo Hernandes Dias Lopes, a palavra Pérgamo significa “casado”. Isto faz lembrar que a igreja não pode se esquecer que está comprometida com Cristo, é a noiva de Cristo e precisa se apresentar como uma esposa santa, pura e incontaminada.

2. Os convertidos a Jesus Cristo compõem a Igreja, a Noiva de Cristo. Precisam viver de tal maneira que não tolerem o pecado, mas amem os pecadores. Esse é o amor que Deus pede que cultivemos. Esse é parte do amor que Jesus cobrou da Igreja em Éfeso.

3. Os cristãos não podem estar com um pé na igreja e outro no mundo. Precisam viver segundo a vontade de Deus. Com vestes espirituais limpas, alvejadas pelo sangue do Cordeiro.

4. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ouçamos e levemos a sério o que o Espírito Santo nos revela em cada carta do Apocalipse.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?