Resumo: Abrão em obediência a Deus saiu da sua terra em peregrinação (Gn 12:4). Ao chegar ao deserto onde havia fome decidiu descer ao Egito onde havia fartura. Era fora de sua rota.
Texto: Gênesis 12:7- 13:4
Propósito específico. Propor aos ouvintes que é necessário retornar aos caminhos de Deus.
INTRODUÇÃO
Quando erramos de caminho, o nosso maior desejo é encontrar um retorno para corrigir a rota. Abrão em obediência a Deus saiu da sua terra em peregrinação (Gn 12:4). Ao chegar ao deserto onde havia fome decidiu descer ao Egito onde havia fartura. Era fora de sua rota. Eram povos estranhos. Havia idolatria. A decisão precipitada trouxe problemas. Mudou o caminho estabelecido por Deus (Gn 12:10)
TRANSIÇÃO: O episódio vivido por Abrão nos dá três lições preciosas de quando devemos retornar.
1 — É PRECISO RETORNAR QUANDO PERDEMOS O REFERENCIAL DE NOSSA FÉ – (v. 10, 11-16)
Pela fé Abrão deixou sua terra, de sua parentela, para cumprir a vontade de Deus. Diante da primeira dificuldade vacilou e foi buscar ajuda nos ímpios ao preço da humilhação. Voltou-se da provisão divina para a humana. Momento de crise em sua trajetória de fé. Muitas vezes o mesmo acontece com o crente. Quando aparece um momento de crise a fé fica abalada, perde o referencial, sai do caminho estabelecido por Deus e procura ajuda no mundo. Quando o referencial da fé não é unicamente da dependência do Senhor? Há perigo a vista. É necessário retornar ao caminho da dependência exclusiva do Senhor.
2 — É FORÇOSO RETORNAR QUANDO PERDEMOS O CENTRO DE NOSSA DEVOÇÃO – (v. 7.8; 13:1-4)
Abrão era um homem de altares. Altar significa devoção, culto, revelação (v. 7). Entendia que não pode haver êxito na vida sem culto a Deus. No Egito não havia altares, não havia culto, não havia revelação, não havia comunhão. A aliança com o mundo tira o calor da devoção. O único altar que Abrão fez no Egito foi para ele mesmo. Para o seu egoísmo. Expôs Sarai para se preservar. Quando a nossa devoção é
desviada do Senhor, temos que retornar a recuperar a centralidade de Deus em nossa vida. É forçoso retornar.
3 — É NECESSÁRIO RETORNAR QUANDO PERDEMOS A NOÇÃO DE NOSSA RESPONSABILIDADE.
Deus chamou Abrão para ser pai nas nações. Abrão seguiu sua própria iniciativa sem buscar instruções de Deus. Esqueceu-se da promessa de Deus (v. 2). Deus tem um projeto para salvar o mundo e alcançar cada pessoa para o Seu reino. O homem por acomodação perde a noção da responsabilidade que tem diante de Deus. Então é necessário voltar e assumir o lugar no Seu plano. Deus chama o pecador para abandonar seus ídolos, sua vida egocêntrica, e ter uma nova vida em Cristo Jesus, mas às vezes temos que passar pelo deserto, lugar de crise, de dúvida, de provações para sermos aprovados (Dt 8:2). Quando saímos do caminho, voltamos a escravidão e a mercê de Satanás.
CONCLUSÃO
Em Ap 2:1-7, os crentes de Éfeso haviam se desviado da rota do propósito divino. O Senhor lhes lembrou haverem deixado o primeiro amor e as primeiras obras. Por isso precisavam se arrependerem e retornar. Vale a pena seguir os caminhos do Senhor. Ele “é o Caminho, e a Verdade, e a Vida” (Jo 14:6).