O Deus Trino

Resumo: O Deus trino. “Pelo amor do Espírito”. Somos amados pela divindade, uma unicidade de Deus, bem como o Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. (Rm 15:30)

1 João 4:7-13

INTRODUÇÃO
1. Romanos 15:30 — “pelo amor do Espírito”. Somos amados pela divindade, uma unicidade de Deus, bem como o Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

2. O amor humano é uma resposta ao amor divino. O amor humano não é um produto do coração humano, não, é algo que o coração humano pôde ter criado por sua própria vontade; é a resposta ao amor da divindade Pai, Filho e Espírito Santo.

I — DEUS, Amor — 1 João 4:7-8
a) O amor tem sua origem em Deus (verso 7). Todo amor tem sua fonte no Deus de amor. Quando amamos, levamos sobre nós o resplendor de Deus, e vivemos a genuína vida de Deus.

b) O amor tem uma dupla relação com Deus. Só mediante o conhecimento de Deus aprendemos a amar, e só no exercício do amor conhecemos a Deus (versos 7 e 8). Quando Deus habita em nossa vida aprendemos a amar; e quando amamos, aproximamo-nos ainda mais e mais a Deus. O amor provém de Deus e nos leva a Deus.

II — JESUS CRISTO, Vida — 1 João 4:9-10
a) Deus o enviou para que por meio dEle tivéssemos vida (verso 9). Jesus proporciona ao homem um motivo pelo qual viver; dá-lhe forças para viver, e lhe dá paz. Com Jesus chega a nossas vidas o estremecimento de uma grande aventura, a força para dominar as frustrações da vida, e um antecedente de serenidade e satisfação. Viver com Cristo significa transformar em plenitude de vida a vulgar existência do homem.

b) Ele é nosso apaziguador (verso 10). Jesus não pode simplesmente nos entregar a dádiva da vida em mãos, como poderia parecer segundo o versículo anterior. Não, precisa deixar-se enviar e entregar pelo Pai “como (meio de) expiação por nosso pecado”. Recebemos dele “o amar” unicamente por sua mão perfurada e ensanguentada. Cristo Se refere aqui à sua morte como “um resgate [lytron]”. O lytron era o “preço da remissão” para liberta um escravo. Percebe-se o sentido desta afirmação na proposição anti, que significa “em vez de” ou “no lugar de”. Cristo enfatiza, desse modo, que Sua morte teria natureza vicária ou substitutiva. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida…” (João 15:13).

III — ESPÍRITO SANTO, Testemunho — 1 João 4:13
a) Há algo mais que surge desta passagem. Ensinou-nos a respeito de Deus, e de Jesus, e nos ensina sobre o Espírito. No (verso 13), João nos diz que porque participamos do Espírito é que sabemos que permanecemos em Deus. É a obra do Espírito a que no princípio nos leva a buscar a Deus; é a obra do Espírito a que nos torna conscientes da presença de Deus; e é a obra do Espírito a que nos dá a certeza de estar verdadeiramente em paz com Deus. E é o Espírito de nossos corações quem nos dá valor para nos dirigir a Deus como Pai (Romanos 8:15-16). O Espírito mora no profundo do testemunho, e conforme o assinala C. H. Dodd, dá-nos a “imediata, espontânea, maravilhosa consciência de uma divina presença em nossa vida”.

CONCLUSÃO
          A três pessoas da divindade trabalham juntas para produzir a vida cristã em nós. O amor é o que dá identidade à vida cristã, e ele vem de Deus que é amor. Deus demonstrou seu amor enviando seu Filho para ministrar e morrer por nós. Sabemos que estamos vivendo a vida cristã porque temos consciência do Espírito Santo vivendo em nós. Essa certeza vem à medida que o Espírito nos leva a testemunhar do amor de Deus, que o fez enviar Jesus como nosso Salvador.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?