Gênesis 13:10
“E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão…”
INTRODUÇÃO
Ló, nome em hebraico: “mirra ou véu”, era sobrinho de Abraão. Estiveram juntos desde que saíram de Ur, muitos anos antes Houve contenda entre pastores de abraão e Ló, devido às pastagens, que apareceu melhor que se separassem. Abraão deixou Ló escolher primeiro dentre todas as terras da região. Ló pelo olhar, escolheu a planície de Sodoma. Abraão escolheu Hebrom que passou a ser residência permanente a partir dali.
DESENVOLVIMENTO
O senhor tem um projeto perfeito para o homem, tem o melhor para a nossa vida, tudo de que precisamos. Esse foi sempre o desejo de Deus para o homem.
No entanto, o homem pode fazer a sua escolha, trançar o seu projeto e, muitas vezes fora de presença de Deus. Ele alcançar só o que seus olhos veem, mas Deus vê muito além.
Abraão propõe a separação. Ló observou à terra fértil das campinas do Jordão, escolheu esta parte da terra estendendo as suas tendas até Sodoma.
Após a escolha de Ló, Deus apontou para Abraão à terra que receberia por herança. Levantou Ló seus olhos — Ló escolheu pela razão. Armou suas tendas até sodoma — o homem na razão se distancia cada vez mais do senhor.
CONCLUSÃO
O homem tem duas escolhas: as coisas belas, aprazíveis desta vida (os prazeres deste mundo), mas que estão sobre o juízo, ou o caminho, muitas vezes pedregosa e difícil, como o tomado por Abraão, mas que leva à Eternidade. A igreja tem um caminho que não e do mundo e sim do senhor que conduz á vida Eterna.