ENCHENDO-SE COM O ESPÍRITO SANTO

Resumo: […] Mas deixem-se encher do Espírito (Efésios 5:18).

Deus quer que o crente esteja sob o controle total do Espírito Santo.

          “Pleroo”, a palavra grega básica para “encher”, oferece três variantes de significado que ilustram o que o mandamento de Paulo para ser cheio do Espírito significa.

          Primeiro, a palavra descreve a pressão do vento enchendo as velas de um navio que o movem pela água. Isso é paralelo ao Espírito Santo nos levando pelo caminho da obediência espiritual. Não somos motivados principalmente por nossos próprios planos e desejos, mas permitimos que a pressão graciosa do Espírito nos mova na direção certa.

          O conhecido analgésico Alka-Seltzer ilustra efetivamente o segundo significado — a permeação. Se você derramar dois Alka-Seltzers em um copo de água, eles vão se derreter imediatamente e se transformarão em bolhas claras, impregnando a água com um sabor distinto. É assim que Deus quer que o Espírito Santo encha nossas vidas, de modo que não haja dúvidas na mente dos outros de que possuímos o sabor distinto e penetrante do Espírito.

          O terceiro e principal significado de “Pleroo” se refere à dominação ou controle total. Em Lucas 6:11, os escribas e fariseus “ficaram cheios de raiva” quando Jesus curou um homem no sábado. Em outra ocasião, Jesus disse: “A tristeza encheu o coração de vocês” (João 16:6). Aqui, Cristo descreve a reação dos discípulos à notícia de que Ele partiria em breve. Nesses dois exemplos, “pleroo” denota uma emoção que dominou completamente os pensamentos das pessoas e excluiu o resto.

         Em relação às preocupações mundanas, sentimentos avassaladores podem ser um desperdício, tolice e até prejudiciais. Mas é benéfico e completamente conforme a vontade do Senhor quando produzimos todo pensamento, sentimento e ação para o domínio absoluto do Espírito Santo. Essa entrega ocorrerá em nossas vidas cristãs somente quando obedecermos a outro imperativo de Paulo: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês” (Colossenses 3:16). Na prática, a trajetória cristã cheia do Espírito é uma questão de conhecer a Palavra de Deus e obedecê-la.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?