Chamado aos Jovens

Resumo: Chamado aos jovens. O Senhor designou os jovens para ser Sua mão auxiliadora.

CHAMADO AOS JOVENS

Atos 1:8

INTRODUÇÃO

1. O Senhor designou os jovens para ser Sua mão auxiliadora.
2. Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!
3. Temos hoje em dia um exército de jovens que podem fazer muito, se devidamente dirigidos e animados. Queremos que nossos olhos acreditem, na verdade. Queremos que eles sejam abençoados por Deus. Que eles tomem parte em planos bem organizados para auxiliar outros jovens.

I. A JUVENTUDE NA OBRA DA IGREJA

1. Ler Romanos 10:14, 15
2. O talento juvenil, bem organizado e bem exercitado, é necessário em nossas igrejas. Os jovens farão alguma coisa com suas transbordantes energias. A menos que essas energias sejam dirigidas por condutos certos, serão pelos jovens usadas de maneira que ferirá sua própria espiritualidade e se demonstrará um mal àqueles com quem se associam.
3. Havendo a juventude entregado o coração a Deus, não cessa ainda nossa responsabilidade em seu favor. É preciso que os jovens se interessem na obra do Senhor, e sejam levados a ver que Ele espera que façam alguma coisa para que Sua causa avance.
4. Não basta mostrar quanto se precisa fazer, e insistir com a mocidade para tomar parte. É mister ensinar-lhe a maneira de trabalhar para o Mestre.
5. Muitos jovens de hoje, que crescem como Daniel no seu lar judaico, estudando a Palavra e as obras de Deus, e aprendendo as lições do serviço -eles, ainda se levantarão nas assembleias legislativas, nas cortes de justiça, ou nos palácios reais, como testemunhas do Rei dos reis. Chamado aos jovens

II. JOVENS CHAMADOS E ESCOLHIDOS

1. Ler Atos 16:1-3
2. Paulo viu que Timóteo era fiel, firme e leal, e o escolheu como companheiro de trabalho e de viagem.
3. Os que haviam ensinado Timóteo na infância foram recompensados com vê-lo ligado em íntima associação com o grande apóstolo.
4. Timóteo era um simples jovem quando foi escolhido por Deus para ser um ensinador. Mas seus princípios tinham sido tão estabelecidos por sua educação dos primeiros anos, que ele estava apto a ocupar seu lugar como auxiliar de Paulo. E embora jovem, levou suas responsabilidades com humildade cristã.
5. Os portadores de responsabilidades entre nós estão sucumbindo pela morte.
Muitos dos que se destacam em levar avante as reformas instituídas por nós como um povo, acham-se agora para além do meridiano da vida, e declinam em vigor físico e mental.
6. Com o mais profundo interesse se pode fazer a pergunta: Quem preencherá o lugar deles? A quem se podem contar os interesses vitais da igreja, quando
os atuais porta-estandartes tombarem?
a) Não podemos deixar de volver-nos ansiosamente para a juventude de hoje, como os que terão de assumir esses cargos e sobre quem têm de recair as responsabilidades.
b) Esses devem tomar a obra onde os outros a deixarem, e sua conduta determinará se há de predominar a moralidade, a religião e a piedade vital, ou se a imoralidade e a infidelidade hão de corromper e danificar tudo que é valioso.
7. Há necessidade de jovens. Deus os chama aos campos missionários. […] Os jovens podem mais facilmente adaptar a sociedades e climas novos, sendo mais aptos a suportar incômodos e fadigas. Com tato e perseverança, podem-se pôr em contato com o povo. Chamado aos jovens!

III. PARCERIA IDEAL

1. Ler 2 Timóteo 2:1, 2
2. Os jovens, associando-se com os nossos pastores e obreiros experimentados em trabalho nas cidades, obterão a melhor espécie de preparo. Agindo sob a direção divina e sustentados pelas orações de seus colegas mais experientes, podem fazer bom e abençoado trabalho.
3. Ao unirem seus esforços aos dos obreiros mais idosos, empregando as energias juvenis da melhor forma, terão a companhia de anjos celestiais; e, como colaboradores de Deus, têm o privilégio de cantar e orar, crer e trabalhar com ânimo e liberdade. A bonança e a segurança que a presença dos agentes celestiais lhes trará, a eles e aos seus colegas, há de levá-los à oração e ao louvor, e à simplicidade da fé verdadeira.

CONCLUSÃO

1. Jovens de ambos os sexos, vocês não podem se organizar em grupos e, como soldados de Cristo, alistar-se na obra, pondo todo o seu tato, sua habilidade e seu talento no serviço do Mestre, a ¬m de poderem salvar pessoas da ruína?
2. Que em toda a igreja haja grupos organizados para fazer essa obra!
3. Não quererão os jovens que realmente amam a Jesus organizar-se como obreiros, não somente em favor daqueles que professam ser observadores do sábado, mas também dos que não pertencem à nossa fé?
4. Saiam nossos jovens – rapazes e moças – e crianças a trabalhar em nome de Jesus. Unam-se num plano de ação. Vocês podem formar um grupo de obreiros, e estabelecer ocasiões para orar juntos e pedir ao Senhor que lhes dê Sua graça, desenvolvendo uma ação coesa. Chamados aos jovens.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?