A Identidade da Igreja Verdadeira

A IDENTIDADE DA IGREJA VERDADEIRA

Resumo: Identidade da igreja verdadeira. Atualmente no mundo temos aproximadamente 40.000 denominações religiosas cristãs, eu disse 40.000. Somente na cidade de São Paulo segundo pesquisa realizada em 2010, se abria seis novas congregações por semana. Hoje, você tem igrejas dos mais variados modelos, jeitos, gostos e nomes.

Mateus 21: 33 a 41

INTRODUÇÃO
          Atualmente no mundo temos aproximadamente 40.000 denominações religiosas cristãs, eu disse 40.000. Somente na cidade de São Paulo segundo pesquisa realizada em 2010, se abria seis novas congregações por semana. Hoje, você tem igrejas dos mais variados modelos, jeitos, gostos e nomes.
Diante desta enormidade de igrejas, eu pergunto: Será que este sempre foi o plano de Deus?

Quando eu vou à Bíblia eu noto que no Apocalipse, Deus apresenta duas mulheres e você sabe que mulher em profecia significa igreja, então temos uma mulher em Apocalipse 12 uma virtuosa e em Apocalipse 17 uma mulher prostituta, me dando a clara ideia de que Deus tem uma igreja e que esta igreja é a igreja verdadeira. Mas, será que esta igreja tem uma identidade? Será que eu consigo identificar esta igreja na Bíblia? Esta será a proposta e o desafio do sermão de hoje. Identidade da igreja verdadeira.

DESENVOLVIMENTO

(1) Sebe é igual a Lei de Deus
Isaías 5: 1, 2, 5 e 7 – Jesus tinha um método todo especial de ensinar as pessoas. Jesus foi o maior pedagogo de todos os tempos, Jesus ensinava por meio de parábolas. O que eram parábolas? Eram histórias do cotidiano, do dia-a-dia do povo e que tinham sempre um fundo moral. Com as parábolas contadas por Jesus todo mundo entendia. E quando Jesus contou esta parábola dos lavradores maus, o seu povo que ouvia a história entendeu que a vinha representava o povo de Israel, e porquê? Porque Jesus estava nesta parábola se reportando ao profeta Isaías. Querem ver o texto?

“Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada. Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.” Isaías 5: 1,2,5,7.

Quando as pessoas escutaram Jesus apresentar a parábola, elas logo compreenderam que a vinha se tratava do povo de Israel, ou o povo de Deus. Se o povo de Israel hoje, espiritualmente falando é o povo de Deus atualmente, então estamos falando da Igreja de Deus hoje. Mas e a sebe, o que é isso? A parábola menciona que a vinha está cercada por uma sebe, mas o que é sebe? Sebe é um tipo de cerca viva. Então se a vinha representa a Igreja de Deus hoje e ela está cercada por uma cerca viva (sebe), o que representa essa sebe? A princípio gostaria veremos que esta cerca ou sebe é a lei de Deus e vamos te dar provas na Bíblia que a lei de Deus tem características de uma cerca.

(2) Características de uma cerca?
A cerca tem duas características especiais: Ela delimita a propriedade do dono, ou seja, diz onde começa e onde termina uma propriedade. E o segundo objetivo é a de dar paz e segurança para quem está do lado de dentro da cerca. Se estamos também falando de algo que está cercando a igreja de Deus e a igreja é meramente uma instituição espiritual, então esta cerca também é algo meramente espiritual. Vejamos o que diz Romanos 7:12,14:

“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.”

No Salmo 119:165 completa o pensamento:
“Muita paz tem os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.”

Se a lei tem o objetivo de proteger a igreja de Deus, normalmente quando necessitamos de proteção, ela nos protege contra alguma coisa. Então a lei de Deus nos protege contra o quê? Em 1 João 3:4 nos diz:
“Qualquer que comete pecado, também transgrede a lei; porque o pecado é transgressão da lei.”
De que lei estamos falando aqui? Lei do código de trânsito? Lei penal brasileira? Não, todos sabemos que aqui em questão é a lei de Deus.

Ou seja, a lei de Deus, os 10 mandamentos cercam a Igreja de Deus. Delimita o território de Deus e o fora dela está o terreno do inimigo de Deus. A bíblia nos que todas as vezes que pecamos nós rompemos essa cerca ou barreira, quando pecamos transgredimos a lei, nós pulamos a cerca e passamos para o território do diabo. Para ilustrar melhor o que eu estou dizendo, vejamos uma situação. Quando alguém comete adultério, sabemos que a pessoa cometeu pecado, pois adultério está no 7º mandamento da lei de Deus e o interessante é que quando isso ocorre as pessoas dizem que essa pessoa “pulou a cerca”. Parece engraçado isso, mas é um pequeno exemplo de que mesmo pessoas que talvez desconheçam a Bíblia, acabam por confirmar aquilo que a Bíblia diz. Pecado abre uma brecha, um buraco na lei ou na sebe e coloca a igreja de Deus em situação de vulnerabilidade. Identidade da igreja verdadeira.

(3) Posição de Jesus Vs. Posição do diabo
          Na Bíblia você sempre encontrará apenas dois caminhos, o caminho de Deus e o caminho do inimigo de Deus, não existe uma terceira via, ou o famoso em cima do muro, para Deus não existe indecisão. Talvez eu esteja falando para alguém que ainda esteja na dúvida e nesta dúvida acha que pode ficar sem se decidir, ou ficar em cima do muro. Não dá, pois quando deixamos de decidir, nós infelizmente sempre estamos decidindo contrário a vontade do Senhor.

Mas, se tratando de posicionamento, será que Jesus tinha uma posição em relação a lei de Deus e se tinha, qual era? Leiamos Mateus 5:17 e 18:

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.”

Jesus afirma que Ele não veio revogar a lei, ou os 10 mandamentos, Ele não veio passar por cima, mas veio cumprir. Jesus não veio para pular a cerca, entende? Então se essa é a posição de Jesus, qual é a posição do diabo, será que a mesma de Jesus? Vejamos Daniel 7:25:

“E proferirá palavras contra o Altíssimo, e magoar os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei.”

Este capítulo de Daniel daria um outro sermão, mas nosso objetivo aqui é entender que uma ponta pequena é apresentada como um movimento religioso que estaria fazendo coisas contrárias a vontade de Deus. Esta seria uma ação direta do inimigo de Deus e o diabo estaria 13 fazendo três ações: Falar contra Deus, magoar os santos de Deus e mudar os tempos e a lei. Veja bem, na passagem anterior vimos que Jesus veio para cumprir a Lei de Deus e aqui percebemos que o diabo tem como objetivo mudar os tempos e a Lei. Mas aí vem uma pergunta, afinal como o diabo mudou a Lei de Deus? Para sabermos, deveremos ir a Lei de Deus que está em Êxodo 20: 3 a 17, veja comigo. Identidade da igreja verdadeira.

(4) A destruição de duas partes da lei
          Ao lermos o texto de Êxodo 20: 3 a 17 fica claro que o segundo e o quarto mandamento foram alterados da lei de Deus na maioria das igrejas cristãs, não é verdade? Ao analisarmos detidamente, percebemos que uma parte dos cristãos faz e adora imagens, mas o 2º mandamento diz que nós não devemos fazer isso. E por outro lado temos o 4º mandamento que fala sobre a guarda do sábado e que infelizmente 99,9% dos cristãos do mundo guardam o domingo. O interessante é que sobre estes dois mandamentos, ocorre ainda mais alguma situação que devemos entender hoje.

Percebam que os nossos amigos protestantes se levantaram em algum momento na história para reparar a brecha feita na cerca de Deus, na Sua Lei. E em virtude disso, hoje os nossos irmãos evangélicos se levantam contra os nossos queridos irmãos católicos e dizem que eles estão errados por adorarem imagens, pois o 2º mandamento diz que não deve ser feito isso, mas em contrapartida eu encontro tanto evangélicos e católicos não se preocupando em restaurar o 4º mandamento, compreendem o contrassenso?

Certa vez ouvi uma história que ilustra bem isso que estamos mencionando. Diz que certa mulher foi convidada para um casamento em uma outra cidade, ela morava em uma pequena cidade do interior que havia sido colonizada por italianos e portanto, havia muitas pessoas que eram descendentes de italianos e muitos nem o português falavam direito. O melhor meio de transporte para aquela mulher chegar no casamento que ocorreria na outra cidade seria uma viagem de trem e que levava em torno de uma hora.

Então ela fez planos para o dia do casamento, colocou um belo vestido e cuidou do cabelo, fazendo um belo penteado. Se dirigiu à estação ferroviária, embarcou no vagão e como o trem estava lotado, ela sentou na poltrona do corredor e ao seu lado estava um homem que fisicamente parecia um daqueles milhares de colonos que habitavam aquela região. Já era noite quando a viagem começou e logo a mulher de nossa história percebeu que aquele passeio seria uma tragédia e porquê? Porque a janela do senhor ao seu lado estava aberta e logo coma velocidade do trem, o vento desmanchava por completo seu penteado. Ela gentilmente pediu que aquele homem fechasse a janela e ele parecendo não entender o pedido somente disse a mulher; “És iguale”.

A mulher solicitou de forma mais enérgica que aquele senhor fechasse a janela, pois estava acabando com o seu penteado e novamente parecendo não entender o pedido, aquele homem olha para ela é diz em italiano: “És iguale”. Agora, extremamente irritada, ela pede ajuda de alguém que falasse italiano e se fizesse entender, alguém prontamente se apresenta para ajudá-la e começa a conversar com o colono e só aí veio a resposta. Na verdade, toda vez que a mulher pedia para a janela ser fechada, o homem queria dizer que a janela estava quebrada e consequentemente não adiantaria fechar a janela, pois permaneceria a mesma coisa, ou seja, aberta ou fechada daria no mesmo. És iguale.

Com essa ilustração, quero te dizer que hoje o diabo olha para os nossos irmãos evangélicos e quando eles resolvem corrigir os nossos queridos irmãos católicos sobre a lei de Deus no 2º mandamento, porém os dois grupos (católicos e evangélicos) continuam rompendo e pulando a cerca de Deus no 4º mandamento, o diabo se levanta e diz assim: “És iguale”, ou seja, dá no mesmo. Vocês querem consertar a Lei no 2º mandamento e o 4º mandamento continua aberto, qual é a lógica disso?

(5) Igrejas tem passado por cima da Lei de Deus
          Eu tenho presenciado por aí, muitos líderes religiosos, pastores, missionários, padres, que 14 se levantam em suas igrejas e dos púlpitos fazem tantas maravilhas em nome de Jesus e em nome do Espírito Santo, mas que tem atacado veementemente a Lei de Deus, principalmente no que tange ao 4º mandamento. E isto acaba por me lembrar de um texto muito interessante que está em Mateus 7:21 a 23:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

Vocês entenderam o que esse texto está dizendo? Primeiro compreenda que essas foram palavras de Jesus e Ele está afirmando que haverá cristãos que não entrarão no Reino de Deus. A pergunta é: Porquê? Afinal, não foram cristãos que profetizaram em nome de Jesus, expulsaram demônios e fizeram milagres e por que não serão salvos? É algo preocupante, não é verdade? Ao ler esse texto não vem a nossa mente algumas igrejas por aí que profetizam, fazem milagres em nome de Deus? A pergunta é, por que a Bíblia afirma que esse povo não vai para o céu?

A resposta está no versículo 23, porque lá diz que apesar deles fazerem todas essas coisas que parecem boas, eles praticaram iniquidade. E o que é iniquidade? Iniquidade é o sinônimo para pecado e o que é pecado? Nós já vimos na Bíblia que pecado é transgressão da lei de Deus, é pular a cerca (sebe) de Deus

(6) A matemática de Deus
          Vocês por acaso já ouviram que Deus tem uma matemática e que essa matemática é diferente da matemática humana? Na matemática do homem quanto é 10 – 1? Essa é fácil, todos sabemos que 10 – 1 = 9. Mas na matemática de Deus não é assim, como não? Não, na matemática de Deus, 10 – 1 = 0. Como assim? Veja o que diz Tiago 2:10, leiamos o texto.

(7) A identidade da Igreja verdadeira (Deus)
          No início do meu sermão eu afirmei que a igreja de Deus tem uma identidade, ou um RG, vocês lembram. Pois bem, todos sabemos que um RG tem algumas particularidades que nos falam sobre o dono do documento, alguns desses pontos são passíveis de falsificação e outros é praticamente impossível de se falsificar. Por exemplo, estou com o meu RG aqui, ele contém a foto e a minha digital, a foto é fácil de falsificar, basta trocar a minha foto pela foto de outra pessoa, mas e a digital? A digital é impossível a falsificação, uma digital é única, só você tem a sua e não há no mundo alguém com uma digital igual a sua.

A igreja de Deus tem um RG, com foto e digital. Pastor onde está o RG da igreja verdadeira de Deus? Está na Bíblia, abra em Apocalipse 14:12 e leia comigo:

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Perceba que a foto, praticamente todas as igrejas tem a mesma, ou seja, todas se apresentam como igrejas de Deus, são igrejas que afirmam ter a fé de Jesus, mas e a digital, será que todas também tem? A digital nesse texto são os 10 mandamentos. Ou seja, o texto diz que a igreja de Deus tema fé em Jesus, porém guarda os mandamentos de Deus. Agora diante disso, tire suas próprias conclusões e me responda, qual a igreja que se enquadra nessas características?

CONCLUSÃO
          Identidade da igreja verdadeira. Para concluirmos é bom ressaltar que no céu não haverá uma placa de igreja como alguns podem erroneamente pensar, mas lá haverá um povo, um povo que enquanto esteve aqui nesse mundo se preocupou em fazer a vontade de Deus e aquilo que Ele revelou em Sua palavra. Outro detalhe que precisa ficar muito claro é que a Lei de Deus é importante no processo da nossa salvação, mas nós não somos salvos porque a guardamos.

Quem nos salva é Jesus, nós somos salvos por ele por aquilo que Ele fez por nós na cruz, mas a Lei ela tem a finalidade de nos mostrar quem somos, e quando olhamos para a Lei compreendemos que somos pecadores e como tal, completamente dependentes da graça salvadora do nosso Senhor Jesus Cristo. Identidade da igreja verdadeira.

APELO
          Deus tem planos maravilhosos para a sua vida e hoje eu gostaria de lhe fazer um apelo da parte de Deus. Hoje é dia de você tomar uma decisão de seguir e aceitar a vontade de Deus para a sua vida. Há a necessidade de você aceitar a Jesus como seu salvador, mas muito mais do que salvador, hoje há a necessidade de você aceitá-lo como o Senhor da sua vida. E sabe o que significa aceitá-lo como seu Senhor, significa estar disposto a obedecê-lo, estar disposto a guardar os 10 mandamentos da Lei de Deus. Eu pergunto, quanto estariam dispostos em tomar essa decisão agora? Levante-se e venha até aqui, pois eu quero orar pela sua decisão. Identidade da igreja verdadeira.

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Dúvidas?