Resumo: As capas de Estevão. “E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.” Atos 7:58
AS CAPAS DE ESTEVÃO
Atos 7:58
INTRODUÇÃO
Aquele foi um momento muito especial na história do Evangelho. Um testemunho verdadeiro foi dado. A verdade incomodou e incomoda até hoje. Estevão iria morrer por conta do seu testemunho. O que iria sobrar depois da morte de Estevão? Só as capas.
DESENVOLVIMENTO
O que fizeram com Estevão?
Que momento, Saulo estava de sua vida?
O que iria ser posto diante dele?
A formação do jovem Saulo.
Ele era um jovem, a bíblia não diz se nessa ocasião ele já era um perseguidor. Pode ser que naquele momento Saulo estivesse em processo de formação, a Palavra não diz qual o intervalo de tempo entre o último versículo do capítulo 7 (em que ele era um jovem) e o primeiro do capítulo 8 (em que provavelmente ele não era mais um jovem, era um homem com uma formação religiosa, o perseguidor, o que respirava ameaças), mas não se pode afirmar que o homem que “respirava ameaças” era o Saulo que observou as capas de Estevão um homem já maduro.
Logo nesse momento de processo de formação, o jovem Saulo se depara com as capas de Estevão, certamente manchadas de sangue.
O que aconteceu com Estevão?
Saulo, muito provavelmente (ainda que não esteja explícito na Palavra), viu o testemunho de Estevão. Já a sua morte ocorreu fora da cidade. O testemunho e o momento onde ele viu o céu aberto e o Senhor Jesus a destra do Pai, dentro da cidade. O apedrejamento, fora da cidade.
Dentro da Revelação (A Palavra revelada), a Palavra mostra o testemunho vivo, existe a direção do Espírito Santo para a vida do jovem, existe o Espírito de conselho, existe o Espírito de Fortaleza. Dentro da Revelação, a Palavra leva o jovem a ver os céus abertos. Fora da Revelação, ocorre a morte da Bíblia:
A) O expulsaram
Vivemos um momento hoje onde expulsaram a Revelação. Não há direção do Senhor. Não há dons. Jovens sendo formados como crentes sem experiência com os dons espirituais, sem o ensino da Palavra revelada para a formação do lar, sem o ensino da Palavra revelada para a vida profissional. Ensinos sem a Revelação da Palavra;
B) O apedrejaram
Usaram pedras. Hoje usam os argumentos desta vida, humanos, para levar o jovem para longe da Revelação. Estevão morre pelas pedras. As pedras são os recursos e os argumentos desta vida. A voz do Senhor sai do meio da Religião por conta dos argumentos. Mas a Palavra não morre, ela se transfere, muda de destino. Veja que só a matéria de Estevão morreu, porque ele diz em invocação: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.”. Estevão foi para o Senhor.
A voz do Espírito não morre, ela vai estar no meio de um povo fiel, onde houver uma Obra onde o Espírito Santo tenha liberdade de falar. Morre a vida da Palavra, fica a letra, mas a voz do Espírito fala no meio de um povo fiel.
Os resultados
Na Revelação você encontra o testemunho, você vê os céus abertos. O jovem vê qual o projeto de Deus para todos os campos de sua vida. Fora da Revelação, é isso que a Religião faz com a bíblia, matou a bíblia. A Religião destrói o profético. Esconde o espiritual. Foi fora da cidade. A Religião não quer jovem batizado com o Espírito Santo. Não quer jovem consultando ao Senhor. Ela pega a Palavra e a leva para fora da Revelação, do profético. A cidade é a Revelação, o espiritual, o profético de Deus. Estevão a Palavra. Foi apresentado ao jovem Saulo as capas, uma Palavra sem vida. Um Evangelho que não transforma, que não liberta o jovem, que não fala de Salvação.
A classe de jovens
Quando olhamos para a classe de jovens, não estamos olhando para o futuro, mas para o presente. Uma grande parte das atividades da Obra tem um jovem envolvido. Os jovens estão envolvidos ativamente com a Obra. O Senhor tem operado na vida dos jovens. Tem usado os jovens.
Hoje precisamos ter uma preocupação muito especial com esta classe. Que preocupação? Para terem BASE: uma experiência de Salvação. Que conheçam a Revelação! Que tenham conhecimento do projeto de Deus para suas vidas!
O que tem sido posto diante dos jovens atualmente: As capas de Estevão
Um Evangelho tem sido posto diante dos jovens, não só na igreja, mas na “internet”, nos meios sociais, no mundo, em toda parte. O jovem ouve falar do Evangelho em todo lugar. Fizeram questão de pegar as capas de Estevão e colocaram aos pés do jovem Saulo. Aquelas capas eram a prova da morte de Estevão.
É o que tem sido apresentado aos jovens hoje em muitos lugares. Muitos jovens têm recebido ensinos terríveis, contrários a Palavra, porque não tem Revelação. Tem sido colocado muitas coisas aos pés dos jovens. Uma palavra sem revelação. As capas de Estevão mostravam que ele morreu. É um Evangelho morto sido apresentado ao jovem. Que jovem não precisa ter experiências com Deus, que não precisa se santificar, que não precisa buscar ao Senhor.
Deus tinha um plano para a vida do jovem Saulo
O jovem Saulo ainda não conhecia a verdade. Louvado seja Deus que já havia um projeto para a vida do jovem Saulo. Ele iria ter uma experiência pessoal capaz e o fazer discernir entre verdade e mentira.
CONCLUSÃO
O Evangelho que tem sido apresentado aos jovens aí fora hoje é como as capas de Estevão, sem vida. As capas da morte. É este Evangelho sem vida que você quer? Ou o Evangelho que traz a Palavra viva, que separa o jovem do mundo. Se você quer viver sem consultar ao Senhor, você quer as capas de Estevão. Se você não quer compromisso com a Obra, você quer as capas de Estevão.
Não queira as capas de Estevão, queira o seu testemunho vivo, queira viver a experiência dele. Queira a Obra do Espírito Santo na sua vida. Entra na cidade, na Revelação que o Senhor falará contigo todos os dias da sua vida.
“…E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”