Resumo: Você orar por alguém? Na igreja, é comum alguém pedir oração em seu favor por vários motivos: saúde, trabalho, família, estudos, etc.
1 Timóteo 2:1
Por Pr. Márcio Greyck
1. Na igreja, é comum alguém pedir oração em seu favor por vários motivos: saúde, trabalho, família, estudos, etc.
2. Precisamos desenvolver o hábito de orar pelas pessoas (familiares, vizinhos, colegas de trabalho, de estudos, etc.)
3. Na Bíblia, vemos muitos exemplos de oração intercessora. Por exemplo, Cristo orou por Pedro (ver Lc 22:31, 32.)
4. Quando buscamos a Deus em oração em favor das pessoas, nós as representamos diante de Deus.
1. Ler Apocalipse 12:7-9 e Efésios 6:12
2. Neste mundo há um conflito, envolvendo forças invisíveis. Cada ser humano está envolvido nessa guerra milenar.
3. A Bíblia levanta o véu entre o mundo visível e o invisível. Há uma luta entre o bem e o mal, entre as forças da justiça e as forças das trevas, entre Cristo e Satanás.
4. O capítulo 10 do livro de Daniel descortina e revela essa luta entre o bem e o mal. Enquanto Daniel orava, Miguel, o Todo-Poderoso Jesus, desceu do Céu para derrotar as forças do inferno.
5. Nesse conflito cósmico, Deus respeita a liberdade humana. Ele jamais manipulará a vontade nem coagirá a consciência. Ele envia Seu Espírito Santo para convencer homens e mulheres da verdade divina (ver Jo 16:7, 8).
6. Anjos celestiais entram na batalha para influenciar as pessoas para a eternidade (ver Hb 1:14). Deus também organiza acontecimentos providenciais na vida dessas pessoas para levá-las até Ele.
7. O exército de Satanás treme ao som de uma fervorosa intercessão. Ellen White escreveu: “Satanás não suporta que se apele para seu poderoso Rival, pois teme e treme diante de Sua força e majestade. Ao som da fervorosa oração todo o exército de Satanás treme” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 346). Você orar por alguém?
1. Ler Salmos 116:1; Colossenses 1:3
2. Em toda a Bíblia, há uma ênfase na especificidade da oração, que não é um vago desejo do coração. Apresentamos a Deus pedidos específicos. Jesus orou especificamente por Seus discípulos. O apóstolo Paulo orou especificamente pelos cristãos efésios, filipenses e colossenses, e por seus jovens colegas, como Timóteo, Tito e João Marcos.
3. O Antigo Testamento registrou o exemplo do profeta Samuel (ver 1Sm 12:22-24). Ele enfatizou a necessidade de intercessão fervorosa, sincera e específica. As palavras de Samuel são significativas: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vocês” (1Sm 12:23). Suplicar a Deus por homens e mulheres que não conhecem a Cristo é a nossa obra.
4. Quando oramos pelos outros, tornamo-nos um canal da bênção de Deus para eles. Ele derrama o rio da água da vida do trono do Céu por nós para essas pessoas.
5. Que incentivo isso nos dá ao interceder pelo nosso cônjuge que não conhece a Cristo ou pelos nossos filhos e filhas, parentes, amigos e colegas de trabalho! Você orar por alguém?
1. Ler Efésios 1:15-17
2. A oração intercessora é bíblica. Durante todo o seu ministério, Paulo orou pelos novos conversos nas igrejas que ele estabeleceu por meio de seu ministério evangelístico.
3. A oração de Paulo pelos cristãos efésios é notável. Ele orou para que Deus lhes concedesse sabedoria e discernimento espiritual, que iluminasse a mente deles com a verdade e lhes desse a esperança da vida eterna. Ele também orou para que eles experimentassem a poderosa atuação do poder de Deus.
4. A oração de Paulo termina lembrando os efésios das riquezas da glória de Cristo e Sua herança. Os efésios devem ter ficado muito animados, sabendo que Paulo estava orando por eles e conhecendo os pontos sobre os quais ele estava orando.
5. Em Suas orações, Cristo mencionou pessoas. Foi o caso de Pedro, lembra? (ver Lc 22:31, 32). Em João 17:20, Ele disse: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que crerem em mim, por intermédio da sua palavra”.
6. “Aqui tem início a petição por todos os crentes até o, um dos tempos. Isto é, por meio da pregação, dos ensinos e dos escritos dos discípulos” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 1172).
7. Como membros da igreja, devemos desenvolver o hábito da oração intercessora em favor de pessoas. Há na igreja irmãos que estão vivendo dias difíceis. São pessoas desempregadas; com sérios problemas familiares; dificuldades na igreja; crises existenciais; enfim.
8. Todos somos habitantes deste mundo que vive uma terrível crise.
9. A oração é um meio determinado pelo Céu para reunir nossas incapacidades e fraquezas com o poder onipotente de Deus. É um meio de nos elevarmos em direção ao Senhor, que pode tocar o coração daqueles por quem oramos. Você orar por alguém?
1. Quando oramos pelos outros, Deus honra nosso compromisso com Ele e nossa dependência de Seu poder, empregando todos os recursos do Céu para transformar a vida de pessoas. À medida que nossas orações sobem ao Seu trono, seres angelicais entram em ação sob Seu comando.
2. Ellen White escreveu: “Anjos ministradores aguardam ao pé do trono para obedecer instantaneamente ao mando de Jesus Cristo em responder toda oração feita em sinceridade, com fé viva” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 377)