Resumo: Você é um de nós? Polarização em tempos de crise. Em tempos de pandemia e distanciamento social, o uso crescente de mecanismos de comunicação virtual parece nos aproximar. Entretanto, diversos estudos modernos sugerem que a aparente percepção de intimidade promovida por tais instrumentos é em realidade um subproduto de nosso crescente distanciamento um dos outros.
Você é um de nós? Polarização em tempos de crise
Josué 5:13–15
INTRODUÇÃO
1. Você é um de nós? Polarização em tempos de crise. Em tempos de pandemia e distanciamento social, o uso crescente de mecanismos de comunicação virtual parece nos aproximar. Entretanto, diversos estudos modernos sugerem que a aparente percepção de intimidade promovida por tais instrumentos é em realidade um subproduto de nosso crescente distanciamento um dos outros. Quanto mais próxima a imagem da vida alheia nos parece nos meios virtuais, tanto mais distante em realidade estamos uns dos outros.
2. Um subtópico desta realidade é a crescente polarização e dificuldade de compreensão mútua em nosso meio. Toda mensagem, todo texto, necessita de um contexto e em tempos de distanciamento nossas compreensões da vida espiritual passaram a fazer parte desta intensa polarização generalizada na sociedade. O desafio, contudo, para aquele e aquela que procuram um relacionamento com Deus é identificar as nossas polarizações terrestres podem afetar nossa habilidade de compreender Suas mensagens. A palavra do Senhor parece sugerir que sim.
3. Para se comunicar com o homem o Senhor concedeu seus profetas. Porém, para que a mensagem se fizesse viva Ele permitiu que vivêssemos e nos expressássemos em comunidade. A mensagem, portanto, pressupõe o diálogo e corriqueiramente é expressa como tal na Palavra de Deus. Em várias ocasiões, o Senhor parece buscar o ser humano em seus erros e engajá-lo em uma íntima conversa destinada a reorientá-lo. Perguntas como: “Onde estás Adão?” (Gen 3:9); e “O que fazes aqui Elias?” (1Rs 19:9) são exemplos famosos desta realidade.
4. Não à toa, nosso texto para meditação explora um diálogo entre um enviado celestial e um interlocutor humano. E este diálogo intencionalmente explora as diferenças de percepção da realidade entre seres humanos e seres celestiais, sugerindo uma alternativa à nossa tendência polarizadora.
I. REFORMA E CUMPRIMENTO
1. Nossa passagem representa um momento marcante na vida de Josué. Trata-se de um divisor de águas para um dos grandes líderes de Israel. A passagem é comumente compreendida como um evento similar ao encontro de Moisés com Deus diante da sarça ardente. Contudo, a passagem também é um divisor de águas para o povo.