Bíblia

PRINCÍPIOS SOBRE FINANÇAS

PRINCÍPIOS SOBRE FINANÇAS
1) Reconhecer que Deus é dono de tudo:
Sl 24.1 — “Ao senhor pertence à terra e tudo que nela se contem o mundo e os que nele habitam”
 Reconhecer que Deus é dono de tudo que há no mundo; e nós por um ato de fé, devemos transferir tudo que temos e tudo somos ao Senhor — princípio bíblico para todos os recém-casados;
 Temos que aprender a viver e pôr em prática este principio em nossas vidas e em nossa família.
 você não negocia com Deus — tipo “olha este mês vou pagar só metade do meu dízimo e mês que vem vou dar o restante”.
 no outro mês ele não paga nem metade, nem nada.

2) Estabelecer um sistema de valores baseados na palavra de Deus Mt 6.33:
“Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Jesus Cristo está ensinando sobre aprender a criar uma escala de valores para cada um de nós;

Hoje vivemos uma crise de valores, damos muita atenção para coisas insignificantes e esquecemos do principal; (deixamos o reino de Deus em 2° plano, nossa família em 3° plano, etc.)
 Jesus Cristo diz: “Não andais ansiosos sobre o vestuário… v 33 a nossa prioridade o nosso valor principal deve ser: buscar o reino de Deus e sua Justiça e que não devemos nos preocupar com as demais
coisas desta vida que ele proverá. Mt 6. 19–21: “não acumuleis para vós outros tesouros sobre à terra, onde a traça a e a ferrugem correm e onde ladrões escavam e roubam, mas ajuntais-vos outros, tesouros nos céus onde nem a traça, nem a ferrugem corroem e onde ladrões não escavam, nem roubam porque onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração”

 Jesus Cristo não diz para não termos, mas para evitar o acúmulo, porque Ele sabe que o instinto humano é voltado para o apego a coisas materiais.
 Não se engane em uma Igreja quem sustenta o trabalho não é o grande empresário, mas sim o pedreiro, a lavadeira, o autônomo, a empregada doméstica, porquê? Estes são fieis no dízimo, enquanto a
participação dos grandes empresários, comerciantes e altos funcionários é insignificante e pífia. Jesus Cristo já sabia disso por isso disse: porque onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração”
 Não devemos nos focar no acúmulo aqui na terra — isso não quer dizer que Deus não, quer que você tenha o melhor, mas quer dizer que você não faça disso o seu Deus.

Desenvolva a sua vida e seus dons espirituais e faça um investimento da sua vida nas coisas de Deus.
 Porque onde está o teu tesouro aí estará o teu coração!
 Onde está seu coração?
 você está focado em quê?

Emprego, comercio, carros, dinheiro, fama, propriedades, etc. Quando o homem corre atrás de dinheiro corre atrás do vento — disse Salomão (Ec1:14) “atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade, é como correr atrás do vento”

Tem muita gente correndo atrás do vento;
 Ele está dizendo que tudo que é material se consome, mas a sua vida pode se perder nesta busca;
 você deve estabelecer um sistema de valores baseados na palavra de Deus;
 Não super-valorizar uma coisa em detrimento de outra, seja equilibrado, prudente, mediano, e voltado às coisas de Deus.
 Não deixei as coisas de Deus em segundo plano, nem sua família, nem sua igreja seu cargo ministerial em terceiro plano…

3) Mordomia — aprender a fazer investimentos sábios para o Senhor; Somos administradores das coisas de Deus.
Pois, será como um homem que se ausentando do País chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens, a um déu 5 talentos, a outro 2 e a outro 1. A cada um segundo a sua própria capacidade e então partiu. O que recebera 5 talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros 5, do mesmo modo o que recebera 2, ganhou outros 2, mas o que receberá 1 saindo abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo voltou o senhor daqueles sérvios e ajustou contas com eles, então aproximando-se o que recebera 5 talentos, entregou outros 5 dizendo senhor, confiaste-me 5 talentos e eis aqui outros 5 talentos que ganhei, disse-lhe o senhor, muito bem servo bom e fiel, fostes fiel no pouco sobre o muito te colocarei entra no gozo do seu senhor, e aproximando-se também o que recebera 2 talentos, disse senhor 2 talentos me confiastes, aqui tens outros 2 que ganhei, disse-lhe o senhor, muito bem servo bom e fiel, foste fiel no pouco sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu senhor, chegando por fim o que recebera 1 talento, disse senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeastes e ajuntas onde não espalhastes, receoso escondi na terra o teu talento, aqui tens o que é teu, respondeu-lhe porem o senhor, servo mau e negligente…

Principal princípio é o da FIDELIDADE
somos mordomos, somos despenseiros de todas as coisas que Deus permite que tenhamos, casa, emprego, salário, carro, vida, família, talentos, dons individuais, somos responsáveis em usar para a glória de Deus todos os dons e capacidades que Ele nos deu.
 Se você cuidar bem daquilo que Deus te deu, ele irá te abençoar ainda mais;
 Mas se no pouco você foi infiel, até o pouco que você tem lhe será tirado (é duro, mas é a palavra)
 Se os crentes conseguem entender este princípio a igreja vai crescer, o trabalho missionário vai crescer, você vai crescer e prosperar.

Você tem direito à Liberdade financeira
Quero falar sobre “estar livre de dívidas” — isso não quer dizer que você não pode comprar uma casa, imóvel, carro, não! Mas quero dizer que você saiba usar da melhor maneira possível o dinheiro. Evitar dívidas que você não possa pagar.
 Tem gente que recebe pouco e são ótimos administradores; tem gente que recebe muito e não consegue organizar suas dívidas; tem gente que com R$ 800,00 vive melhor do que gente que recebe R$2.000,00. Porquê? Porque não sabem administrar?
 Trabalho na justiça e vou lhe dizer uma coisa — a maioria dos processos judiciais e as maiores dívidas cobradas judicialmente não são de pessoas pobres, mas de pessoas ricas, ou que recebem altos salários.
 O consumismo ataca mais forte nas classes mais altas;

Pr. Márcio Greyck

Compartilhar
Publicado por
Pr. Márcio Greyck