João 3: 1-3
Propósito específico: levar o ouvinte a ter uma experiência pessoal com Jesus.
Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.
Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: ninguém pode observar o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:1-3 NVI
Jesus fez muitos sinais em Jerusalém. Muitos creram nEle. Os fariseus acreditavam que Jesus era um herege, pois ensinava diferente dos judeus. Fariseus era uma seita judaica das mais populares. Observavam rigorosamente a Lei, eram apegados às tradições e tinham representação no Sinédrio, que era a corte dos judeus na época de Jesus. Os fariseus julgavam as questões criminais, administrativas e religiosas.
Nicodemos era um líder dos fariseus e dos judeus, porque era membro do Sinédrio. Nicodemos queria conhecer melhor a Jesus e procurou-O para entrevista Lo.
TRANSIÇÃO: para conhecer a Jesus são necessários três passos.
1. Existem coisas importantes na visita de Nicodemos a Jesus: Não se deixou levar pelo preconceito que os fariseus tinham em relação a Jesus (Mc 3:22); reconheceu e saudou Jesus como “Rabi” — mestre (Jo 3:2); reconheceu que Jesus era “vindo de Deus”; interessou-se em conhecer o caminho; e reconheceu a validade dos sinais que Jesus havia feito. As afirmações de Nicodemos são entendidas como os passos iniciais da fé. O fato de ter ido à noite encontrar-se com Jesus não significa receio de seus colegas de Sinédrio, mas aproveitar o momento em que Jesus tinha mais tempo para ouvi-lo e quando não havia mais ninguém para atrapalhar a conversa.
1. A fama de Jesus havia se estendido por toda a Palestina. Em toda a parte, havia despertado a atenção pública (Jo 7:15; Mt 13:54). Pessoas importantes, ministros, príncipes e sacerdotes discutiam calorosamente sobre Ele (Jo 12:42; 7:40-41). Nicodemos é testemunha do Senhor (Jo 7:50-51).
1. Nicodemos serviu a Jesus na hora da morte (Jo 19:39). Usou seu dinheiro para comprar unguento para embalsamar o corpo do Rabi da Galileia. Estava presente no Seu sepultamento.
1. Nicodemos era religioso respeitado e influente em sua comunidade. Mesmo sendo um fariseu legalista e tradicional buscou no Senhor Jesus uma palavra.
2. Queria conhecer Jesus. Ter uma experiência com o Mestre. Teve coragem de dar os primeiros passos de sua decisão. “Foi a Jesus” na condição que se encontrava.
3. Deixou de lado a sua autoridade, a sua religião, o seu conhecimento intelectual e teológico e buscou a Jesus. Devemos dar passos idênticos. Devemos imitar Nicodemos.
4. Deixar de lado tudo que nos oprime e buscar refúgio em Jesus. Devemos testemunhar Jesus. Crer em suas palavras. Crer que Deus O ressuscitou dos mortos. Devemos servir a Jesus. Cumprir a Sua ordem e
IR e levar a Boa Nova de Salvação a todo o mundo.
5. Jesus se manifestou para salvar, mas a contínua rejeição à Sua pessoa, como Salvador, deixa o ser humano na condição de ser julgado e destinado à condenação.
http://portalpalavrafiel.com.br/o-amor-divino-e-humano-02/