Resumo: O popular conto infantil “A Bela e a Fera” apresenta a fantástica história de um príncipe que, como resultado de um feitiço, se transformou em um monstro. Seu encantamento só terminaria quando alguém pudesse amá-lo como ele era.
Apocalipse 12:7
O popular conto infantil “A Bela e a Fera” apresenta a fantástica história de um príncipe que, como resultado de um feitiço, se transformou em um monstro. Seu encantamento só terminaria quando alguém pudesse amá-lo como ele era. Isso finalmente aconteceu quando uma linda garota do vilarejo veio ao seu castelo para procurar seu pai desaparecido. A história termina quando o feitiço é quebrado e os jovens se casam e são muito felizes, como todas as histórias terminam.
O Apocalipse nos apresenta uma história impressionante: a verdadeira história da bela e da fera. Nesta história ‒ a original ‒ a besta atinge seu estado não por causa de um feitiço, mas como resultado de sua desobediência a Deus; e ele não se apaixona pela protagonista, mas a persegue por motivos egoístas. O final é feliz não porque há um casamento, mas porque a bela triunfa sobre a fera.
Leia comigo, por favor, o capítulo 12 de Apocalipse, os três primeiros versos:
Viu-se grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. A mulher estava grávida e gritava com dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e, nas cabeças, sete diademas.
Em Apocalipse, capítulo 12, dois símbolos se destacam: a mulher e o dragão. É interessante ver que tanto a mulher quanto o dragão são mencionados oito vezes ao longo de todo o capítulo. Você se lembra quem é o dragão? Em nossa mensagem anterior nós o identificamos como Satanás, a antiga serpente (Apocalipse 12:9).
Agora, gostaria que você entendesse que Satanás trabalha por meio de artifícios. Portanto, o dragão também é um símbolo de todo poder que se opõe à obra de Deus e faz guerra contra ela. Mas o que a mulher simboliza?
Antes de responder a essa pergunta, deixe-me mostrar rapidamente uma regra simples de interpretação bíblica que o ajudará a entender o livro de Apocalipse. Estão preparados? Esta regra diz: a Bíblia é sua própria intérprete.
Para interpretar a Bíblia, tudo que você precisa é a própria Bíblia, pois ela se explica! Da mesma forma, para entender os símbolos proféticos, tudo o que você precisa fazer é pesquisar na própria Bíblia. Com isso em mente, convido você a ler alguns versículos que explicam o símbolo da mulher:
• Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra (Efésios 5:25, 26).
• Tenho zelo por vocês com um zelo que vem de Deus, pois eu preparei vocês para apresentá-los como virgem pura a um só esposo, que é Cristo (2 Coríntios 11:2).
Uma mulher pura, como aparece em Apocalipse 12, representa o povo de Deus ou a verdadeira igreja. Portanto, o drama que vemos neste capítulo é a guerra de Satanás contra o povo de Deus ou a igreja.
A igreja? O Apocalipse fala da verdadeira igreja? Isso mesmo, queridos jovens, e acho extremamente importante parar aqui para estudar o assunto da igreja, como é apresentado na Bíblia e principalmente no livro do Apocalipse.
Ao falar sobre a igreja, a primeira coisa que devemos nos perguntar é: Deus tem uma igreja na terra? A resposta a essa pergunta é encontrada no evangelho de Mateus, capítulo 16, versículos 17 e 18:
“Então Jesus lhe afirmou: — Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Você notou? Deus tem uma igreja e a chama de minha igreja, mas no mundo hoje existem mais de 30 mil denominações cristãs e todas elas afirmam ser a “igreja de Deus”. E como podemos saber qual é a verdadeira?
Apocalipse 12 revela pelo menos cinco características que tornam possível identificar a verdadeira igreja. Querem ver? Vamos avaliar cada uma dessas características separadamente:
Característica nº 1: A verdadeira igreja crê no evangelho
Apocalipse 12:1 apresenta a mulher como “vestida de sol”. O que significa isso? Lembrase da regra de interpretação bíblica? A Bíblia é sua própria intérprete! Leia comigo Malaquias 4:2: “Mas para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Vocês sairão e saltarão como bezerros soltos da estrebaria”.
A verdadeira igreja aceita que a salvação é única e exclusivamente pela graça (Efésios 2:5- 8). Além disso, ela acredita que o perdão não é recebido em razão de boas obras, mas pela fé. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).
Característica nº 2: A verdadeira igreja vive a esperança do segundo advento
Apocalipse 12:2 apresenta a mulher com “dores de parto” e sofrendo “tormentos para dar à luz”. Da mesma forma, em Mateus 24:8 a mesma imagem de “dores de parto” é evocada para falar dos sinais que anunciam o breve retorno de Jesus Cristo; isto é, que as dores de parto falam do breve aparecimento da criança. Em outras palavras, a verdadeira igreja vive na expectativa de seu Salvador.
Característica nº 3: A verdadeira igreja é obediente aos mandamentos de Deus
Apocalipse 12:17 diz que a descendência da mulher é caracterizada por guardar os mandamentos de Deus. A verdadeira igreja é obediente aos mandamentos de Deus! Mas a quais mandamentos? Os Dez Mandamentos registrados em Êxodo 20, versículos 1-17:
1. Não tenha outros deuses diante de mim.
2. Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso (…)
3. Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4. Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus (…)
5. Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.
6. Não mate.
7. Não cometa adultério.
8. Não furte.
9. Não dê falso testemunho contra o seu próximo.
10. Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo”.
Característica nº 4: A verdadeira igreja acredita em dons espirituais, especialmente no dom de profecia
No mesmo versículo 17 de Apocalipse capítulo 12 nos é dito que a verdadeira igreja tem o “testemunho de Jesus”. Além disso, em Apocalipse 19:10 o testemunho de Jesus é o “espírito de profecia” ou o “dom de profecia”.
Característica nº 5: A verdadeira igreja é uma igreja triunfante
A mulher de Apocalipse 12 tem uma “coroa de 12 estrelas” (Apocalipse 12:1) e a coroa na Bíblia é um símbolo de vitória (Apocalipse 2:10; 2 Timóteo 4:8). A igreja é vitoriosa! O próprio Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Sua igreja!
Caros rapazes e moças, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem as características que identificam o verdadeiro povo de Deus:
• Como igreja, acreditamos que Jesus é o único caminho para o Céu e que fora dele não há salvação;
• A denominação “adventista” dá testemunho da esperança que temos na vinda de Jesus Cristo pela segunda vez;
• Acreditamos que os Dez Mandamentos permanecem plenamente válidos e são o teste do caráter cristão;
• Acreditamos no dom de profecia e que este foi manifesto no ministério de Ellen White. Seus escritos são uma fonte de conselho, instrução e correção para a igreja, deixando claro que a Bíblia é o padrão pelo qual todo ensino e experiência deve ser avaliado;
• Confiamos que em Cristo somos “mais que vencedores” e que graças à sua vida, morte e ressurreição a vitória foi assegurada.
Apocalipse 12:17 diz claramente que o dragão está cheio de ira contra a igreja, ou seja, que Satanás procurará por todos os meios destruir o povo de Deus. Mas não precisamos temer porque Jesus Cristo é o guardião da igreja e Ele nunca perdeu uma batalha.
Queridos jovens, Deus tem uma igreja que crê em Jesus como seu único salvador e vive obedientemente aos seus princípios. Algum tempo atrás, uma jovem que vinha lutando contra a depressão e a ansiedade há anos, veio a uma de nossas congregações. Ela tinha poucos amigos e passava a maior parte de seu tempo livre escondida em seu apartamento; ela literalmente não ia a lugar algum, exceto ao trabalho e à loja mais próxima para comprar cervejas e cigarros. Sua vida, como ela mesma conta, não tinha sentido nem propósito; a solidão era sua única companhia.
Um dia, por meio de um colega de trabalho, ela recebeu um convite para participar de um de nossos cultos na igreja. A princípio, deu algumas desculpas, mas o colega insistiu tanto que concordou em visitar a igreja “só uma vez, para ver como era”.
Finalmente, ela participou do culto de sábado e passou grande parte do dia compartilhando conosco. Ela desfrutou de um delicioso almoço e à tarde saiu com um grupo de crentes para entregar comida para pessoas necessitadas. Em suas próprias palavras, “aquele dia foi muito especial”. Ela não desfrutava de um ambiente tão acolhedor há anos, então voltou na semana seguinte.
Desta vez os jovens a convidaram para uma atividade social em uma de suas casas. Ela estava disposta a ir e percebeu que os cristãos aproveitam a vida de forma saudável, sem álcool ou drogas. Ela não conseguia acreditar no que estava acontecendo, sentia-se aceita e valorizada.
Semanalmente, ela recebia mensagens de texto com versículos motivacionais da Bíblia. Um grupo de irmãs a incluiu em uma lista especial de oração. Ela agora não tinha tempo para se sentir sozinha. Seis meses depois de sua primeira visita, ela pediu para ser batizada. Antes de seu batismo, ela contou seu testemunho e disse que o amor que crianças, jovens e adultos lhe haviam demonstrado a ajudou a superar a solidão.
Hoje é completamente livre, abandonou os vícios do tabaco e do álcool, mas, sobretudo, desfruta de uma relação especial com Deus e com os outros.
Se você ainda não faz parte da igreja, convido você a decidir se juntar a ela o quanto antes!
Perguntas para reflexão e estudo
1. O que a mulher descrita em Apocalipse 12 representa?
2. Qual é a regra principal que devemos levar em conta ao estudar a Bíblia?
3. Discuta as cinco características da igreja de acordo com Apocalipse 12.
4. Por que acreditamos que a Igreja Adventista do Sétimo Dia possui as características do verdadeiro povo de Deus?
5. Qual é a principal razão pela qual acreditamos que a igreja terá sucesso?